1º Etapa Salão Design 2010

30 de novembro de 2009

Depois de dois dias de avaliações, entre 23 e 24 de novembro, os jurados do concurso Salão Design Movelsul 2010 divulgaram a lista de classificados para a 1ª etapa da maior premiação de design de produtos da América Latina. Dos 793 projetos inscritos, de 20 países, número recorde de inscrições internacionais, 105 foram classificados. Destes, 41 são da categoria profissional, 38 da estudante e 26 da indústria. Na opinião dos jurados, a grande surpresa da edição foram os projetos dos estudantes. “Eles se destacaram pela inovação e criatividade, e não ficaram atrás dos projetos enviados pelos profissionais”, afirma o jurado Ademir Bueno. Racks e chaise longs são alguns dos produtos com maior número de inscrições no concurso. E as matérias-primas mais exploradas foram mdf, couro e metacrilato.

O corpo de jurados é formado por Ademir Bueno, gerente do departamento de Design da Tok&Stok, Bernardo Senna, integrante do Instituto Nacional de Tecnologia, Giulio Palmitessa, mestre pelo Politécnico de Milão e pesquisador da Escola de Design Unisinos, Mara Gama, jornalistas e crítica de design, e Roberto Galisai, pesquisador e consultor do Politécnico de Milão. Eles avaliaram os projetos por critérios como adequação ao público, conceito, forma e função, grau de inovação, qualidade e segurança. “Cada categoria é avaliada com mais ou menos peso para cada critério. Mas todas precisam produzir móveis que cabem no mundo”, completou Bernardo Senna, referindo-se à importância da criação de projetos que possam ser bem aceitos no mercado.

Estudantes, empresas e profissionais participam do concurso nas categorias Acessórios Domésticos, Eletro-eletrônicos, Iluminação e Móveis. Nesta edição, também serão oferecidos os prêmios Madeiras Alternativas, Mérito Social e Professor Orientador. Outra novidade é a escolha de cinco finalistas brasileiros na categoria Móveis, que irão representar o país no 2º Design Mercosul Móveis, no Uruguai.

A próxima etapa da avaliação acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2010, em Bento Gonçalves. Nessa data, os jurados já irão avaliar os protótipos e definir quem serão os vencedores do concurso.

Tags:, , , , ,