de de

Geral, Notícias,

A novidade principal do Salão Design Movelsul 94 é a ramificação do prêmio em duas modalidades, respondendo à inúmera quantidade de projetos inscritos por estudantes na edição anterior. Passava a haver, portanto, a oportunidade de inscrição como estudante ou profissional. O número de categorias também foi ampliado de quatro para cinco: Móveis para Zona Íntima, Móveis para Zona Social, Móveis para Zona de Refeições, Móveis para Zona Serviço e Lazer e, por fim, Móveis para Escritórios e Institucionais.

Conceitualmente, a qualidade dos produtos naquele ano – observada pelo jurado Ivens Fontoura no seu livro Uma Visão do Design Moveleiro Latino-Americano – era grande. Apesar disso, havia poucas novidades em disputa e alguns inscritos já haviam sido premiados em edições recentes do Museu da Casa Brasileira, por exemplo.

1º Edição com a Modalidade Estudante

Nessa primeira edição com a modalidade Estudante, algumas categorias não corresponderam à excelência esperada pelos jurados e ficaram sem vencedores. Entre os profissionais, entretanto, a disputa foi bastante acirrada e houve premiações da Argentina e Uruguai. O grande destaque foi a apresentação de peças nas madeiras amazônicas grápia e tauari, como alternativa ao mogno e cerejeira que já decaíam na preferência dos designers. Aquele indício de pesquisa e aplicação de novas madeiras pelos designers impulsionaria a criação, na edição posterior, de uma premiação especial em parceria com o Serviço Florestal Brasil para Madeiras Alternativas.

Citada na tese de doutorado da pesquisadora Maria Cecília Loschiavo dos Santos, a Linha Pátio foi destaque na edição e dita alguns princípios do estilo brasileiro. As peças com design de José Roberto Cassab Neumann, da Pátio Marcenaria, de Ubatuba, consistem em um marco retangular constituído por duas travessas curvadas. As laterais se conectam por 37 ripas de suave curvatura, colocadas de forma a permitir diferentes graus de inclinação ao produto. Foi considerada pela comissão julgadora daquele ano uma grande atração do Prêmio Salão Design.

Siga o Prêmio Salão Design nas mídias:

www.facebook.com/premiosalaodesign

www.instagram.com/premiosalaodesign

https://br.pinterest.com/salaodesign/

 Informações para a imprensa:

 Ana Carolina Azevedo

54 99938-7897 | imprensa@sindmoveis.com.br


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: