de de

DW!, Geral, Premiados,

Na parceria de um professor e seu aluno, surge um projeto campeão, eleito pelos jurados do Prêmio Salão Design como a grande revelação dessa 21ª edição. O talher portátil Biko foi unanimamente avaliado pela comissão julgadora como um produto democrático, racional e extremamente comercial. Por conta disso, levou a premiação na modalidade Estudante, categoria Espaços Sociais. Seu professor orientador, Cláudio Freitas de Magalhães, também leva o troféu Professor Orientador pelo projeto.

biko blog

Biko é resultado de uma abordagem experimental baseada na exploração da forma. Daniel conta que primeiro definiu-se a forma; depois, a função. È produzido a partir de um processo de corte e vinco em chapas planas de papel ou polipropileno. A matéria-prima pode passar por um processo prévio de impressão para aplicação de artes na superfície.

Daniel Nasajon cursa o 8º período de Design na PUC-Rio e estagia no Núcleo de Experimentação Tridimensional (NEXT PUC-Rio) com uma pesquisa direcionada à exploração da forma e da materialidade de diferentes elementos. Seu professor, Claudio Magalhães, é designer formado pela PUC-Rio, com Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção. É professor da PUC-Rio há 30 anos e coordena o laboratório de Gestão em Design.

Imagem 01

Foi justamente no Núcleo de Experimentação Tridimensional (NEXT PUC-Rio) que o Biko foi criado. O laboratório oferece a possibilidade de explorar diferentes estratégias para inovação a partir do design, utilizando tecnologias emergentes de aquisição, tratamento e produção de formas tridimensionais. “A área do design é muito rica e existem muitas formas de projetar”, define Cláudio Magalhães.

Essa pluralidade se reflete no próprio Biko, que pode ser usado como hashi, talher de catering, para churrascos, petiscos, queijos, frios e em tantas outras ocasiões. Sua produção, de acordo com os criadores, é muito mais barata e rápida em relação a concorrentes como hashis, além de evitar qualquer tipo de desmatamento, já que esse utensílio da culinária asiática é responsável pela derrubada de mais de 20 milhões de árvores anualmente (dados do Daily Mail UK).


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: