Confira os nomes confirmados para o Seminário Internacional Casa Brasil 2011

25 de março de 2011

A Casa Brasil, feira de produtos contemporâneos de alto padrão que acontecerá de 2 a 6 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), surpreende a cada edição pela qualidade da apresentação dos expositores e pela proposta de oferecer inspiração, em um espaço para a cultura e troca de ideias. Além da mostra das maiores marcas do país, que lançam tendências em mobiliário, iluminação, decoração e complementos para ambientes residenciais e corporativos, a feira conta com atividades culturais e seminários internacionais.

Em 2009, os palestrantes foram Eugênio Perazza, fundador da Magis, um dos mais conhecidos escritórios de design da Europa; o designer indiano Satyendra Pakhale; a jornalista e crítica de design italiana Cristina Morozzi; o designer italiano Rodrigo Rodriquez e o brasileiro Marcelo Rosenbaum.
 
Neste ano os nomes confirmados são:
 
Konstantin Grcic – Alemanha
Nomeado Designer of the Year pela Design Miami 2010, Konstantin Grcic é reconhecido como um dos mais importantes designers industriais do mundo. Tem coleções permanentes no MoMA (EUA), no Centre Georges Pompidou (França), no Die Neue Sammlung (Alemanha) e no Museu da Arte Moderna de Nova Iorque (EUA). Cria para os escritórios de design alemães Classicon e Krups, para a Moroso e a Magis, da Itália, para a Vitra, da Suíça, e para a japonesa Muji.

 

 

 

 

Riccardo Blumer – Suíça
Designer e arquiteto, Blumer tem forte atuação na Itália. Atende empresas como Alias, Artemide, Poliform, e Desalto. Tem no currículo prêmios como Design Preis Schweiz (Suíça) e Compasso d’Oro ADI Award (Itália). É professor de planejamento arquitetônico na Accademia di Architettura, na Itália. Já trabalhou na Domus Academy e no Instituto Europeu de Design, em Milão.

 

 

 

 

Fred Gelli – Rio de Janeiro
É sócio–fundador e diretor de criação da Tátil Design de Ideias, empresa de Branding e Design, responsável pela criação da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, com grandes clientes, como Natura, Nokia, Coca-Cola, dentre outros. Conquistou mais de 80 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o iF Design Award; IDEA –USA; D&AD; Cannes Lions; Caboré. Participou como jurado dos mais importantes prêmios internacionais de design, como D&AD e Cannes Lions. É professor do departamento de Design da PUC-RJ,  onde ministra os cursos de Ecoinovação e Biomimética; membro do Comitê de Tecnologias Sustentáveis da Natura e palestrante em inúmeros eventos nacionais e internacionais sobre Design, Branding e Sustentabilidade.

 

 

Renato Imbroisi – Rio de Janeiro
Designer, tecelão e empreendedor, realiza projetos em todo o mundo, entre os quais estão o “Bichos do Mar de Dentro” (produção de cachecóis, fantoches, bolsas, ursos de pelúcia), o “Lã Pura” (cachecóis e jóias) e o “Maciene Moçambique”, na África. Idealizou e foi o curador de exposições cujo enfoque se dá no reconhecimento e valorização da cultura brasileira: Natureza e Arte no Brasil Central e Meninas Gerais, no Espaço Cultural BNDES, Rio de Janeiro, 2002 e 2003, respectivamente; Terra do Pau-Brasil [Espaço Manabu Mabe, na Embaixada do Brasil, em Tóquio, em São Paulo e Salvador, 2000]; Mãos Mineiras [Embaixada do Brasil em Tóquio, 1999]; Nó [Museu de Arte de São Paulo, Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, e Casa Cambuquira, em Belo Horizonte, 1996]; As Marias, em Bolonha e Milão, Itália [2002]; Projeto da instalação de uma escola de artesanato para a FDC – Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade em Moçambique e Idealização e curadoria para a exposição Que Chita Bacana, no SESC – Belenzinho, São Paulo.