de de

Comissão Julgadora,

ilseArquiteta e fundadora da Faro Design, de Porto Alegre, Ilse Lang integra o time de jurados do Salão Design Movelsul Brasil 2014. Seu olhar atento é comprovado pela excelência do trabalho que desenvolve. Ilse defende a funcionalidade das peças, assim como as diversas utilidades que os móveis podem assumir nos ambientes. Ela, que já participou de inúmeras exposições nacionais e internacionais, além de receber prêmios como Salão Design Casa Brasil e Movelsul Brasil, If Design, Idea Brazil e prêmio Arc Design, conta com exclusividade ao nosso blog o que esperar desta edição do concurso. Quer saber como conquistá-la? Então confira a entrevista!

– Quais são os critérios principais que tu levas em conta na hora de avaliar um produto?

Conta muito a inovação, a solução pensada sob outro ângulo que ainda não tenha sido explorado, trazendo melhoras construtivas, funcionais ou formais. Também valorizo a simplicidade e a economia de materiais. Mas é claro que nada é tão rígido. Pode ser que um objeto traga em si um encantamento pelo lado poético, o que também me impressiona.

– Onde buscas inspirações?

Costumo dizer que inspiração não se busca, se acha. Isso quer dizer que, se vivermos atentos ao que nos rodeia e criarmos livremente, vai aparecer de forma sutil na obra o que verdadeiramente nos marcou. Se ficarmos buscando inspiração, corremos o risco de fazer um design temático de raízes superficiais que pode servir como marketing, mas não perdura como valor.

– E sobre o nível do design produzido no Brasil, o que tu achas?

Temos bons designers e uma produção de design nacional que poucos têm. Dá para contar nos dedos os países com lojas que oferecem o repertório de design local que encontramos aqui. Existe uma preocupação viva com o assunto e isso é muito bom. As fábricas começaram a valorizar o design e contratar profissionais.

– Na tua opinião, qual a importância do Salão Design para profissionais da área?

Toda premiação é um ótimo termômetro. Para profissional consagrado, é uma forma de ter uma avaliação externa da sua produção. Para os novos talentos, representa uma bela chance de mostrar seu potencial.

– Como avalias a tua participação como jurada deste concurso?

É uma honra o convite e muito gratificante a convivência com os outros jurados, analisando e discutindo os valores e vivências de cada um.

– Que recado você daria para quem está preparando um projeto para o Salão Design? Qual deve ser maior preocupação na montagem do trabalho?

Que tenha boas fotos, clareza e explicações sucintas do diferencial do seu trabalho.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: