4227 (4)

Eduardo Sola, do design gráfico para a iluminação

25 de abril de 2016

Premiado no Salão Design 2016 na modalidade Indústria, categoria Iluminação, Eduardo Sola alimenta seu trabalho com estímulos de variados universos, seja marcenaria, cultura pop, moda, fotografia e design. Assim, no momento da criação, características múltiplas acabam vindo à tona.

Para a criação da luminária Echilibra, Eduardo partiu de uma necessidade do mercado de uma luminária de tarefa que não ocupasse espaço na mesa. A peça foi concebida para a La Lampe, de São Paulo, tendo a utilização da fita LED como essencial, o que elimina a formação de sobras rígidas e proporciona formato inovador para o produto – o que seria inviável caso fossem utilizadas lâmpadas convencionais.

4227 (5)

A peça, na verdade, é um pendente linear inspirado na flauta transversal e suspenso por um lado só. O visual simples e desafiador é resultado da utilização de um contrapeso de aço maciço em uma das extremidades e um delicado tubo de alumínio no lado oposto, ambos usinados. Seu facho é direcionável, proporcionando um maior controle de ofuscamento.

Seu tubo com o LED aplicado pode ser rotacionado em 355°, possibilitando a aplicação da luminária em outras situações, como luz geral indireta ou iluminação direcionada para quadros. “Acredito que a forma não precisa ser oposta à função; uma pode e deve ser consequência da outra. O objetivo das minhas criações não é somente focar no formato da peça, mas chegar a algo que tenha um diferencial. Dessa forma, o usuário tem uma melhor relação com o objeto criado”, conta o designer.

Estudando e trabalhando por cerca de dois anos com design gráfico, Eduardo Sola desenvolveu interesse pela tridimensionalização dos seus projetos. A partir disso, migrou para a área de design de produtos e já formado, em 2013, teve o primeiro contato com a La Lampe, desenvolvendo produtos técnicos e eventualmente produtos decorativos. Sola conta que teve grande influência dos criadores do estúdio E27, Giorgio Giorgi e Fabio Falanghe. “Atualmente me interesso também pela movelaria, por isso curso pós-graduação na área, pelo Centro Universitário SENAC. Futuramente pretendo incluir produtos de áreas além da iluminação em meu portfólio”, finaliza.

 

 

Tags:, , ,