3314

Premiados 2015: as interações propostas na criação da Em2 Design

15 de junho de 2015

Criando peças que olham diretamente ao usuário e propõe um envolvimento emocional e funcional entre eles, o Estúdio Em2 Design levou dois dos prêmios para a modalidade Profissional no Salão Design 2015. Estabelecido atualmente no Rio de Janeiro, o escritório dos designers Mariana Betting Ferrarezi e Roberto Hercowitz tem suas origens em Barcelona, onde ambos cursavam seus mestrados – ela em design de móveis no Instituto Europeo de Design e ele em Ecodesign na escola catalã Elisava.

Suas primeiras peças logo tiveram boa aderência em lojas de design de Barcelona e Madri. Há nove anos, regressaram ao Brasil e, imediatamente, passaram a criar para grandes empresas de múltiplos segmentos: marcenaria de alto luxo, empresas de estofados, couro, metal, plástico injetado, vidro e empresas de design de massa, voltadas às classes B e C. A adequação de produto ao público-alvo que se destina é uma das marcas que a Em2 imprime em suas criações.

3314

A dupla criativa é atuante no movimento de valorização do design brasileiro. Empresa sócio-fundadora do Centro Brasileiro de Desenho Industrial (CBDI), a Em2 ainda hoje conta com Roberto Hercowitz como Diretor Administrativo. O estúdio também é participante assíduo do Salão Design. Também já conquistou prêmios como o IF Design Award 2011 e têm publicações em todas as principais revistas e livros desse segmento.

Os bancos da Em2 premiados no Salão Design chamaram atenção dos jurados por serem peças harmoniosas, ergonômicas e com boa relação entre os materiais empregados. “Colocamos toda nossa energia e criatividade para que os produtos tenham diferencial e agradem. Se obter o reconhecimento profissional pelo desenvolvimento de um produto já é algo excepcional, imagine nossa surpresa e alegria ao descobrirmos que havíamos sido contemplados com não um, mas dois prêmios em categorias diferentes. Uma premiação de design desse porte é o atestado de que nossos objetivos foram atingidos”, comemora Mariana.

Os projetos da Em2 são assim: aliam utilidade e estética, com desenhos inovadores, traços conceituais e de personalidade. Com incansáveis pesquisas, Mariana e Roberto trabalham com diferentes materiais, tecnologias e estilos, além de primarem pelo uso consciente dos materiais. “A melhoria da qualidade de vida, o resgate da tradição, o artesanato e a identidade cultural brasileira são aspectos sempre presentes no nosso trabalho, que tem como alvo a estreita interação funcional e afetiva entre peça e usuário”, completa Roberto.

Produtos premiados no Salão Design 2015

 

Categoria: Móveis para Dormitório

Premiado: Banco Sela

3313 - BANCO SELA.3

Os assentos formados por peles de couro natural remetem ao universo do campo. A base, com blocos maciços de madeira, reforça a rusticidade daquele ambiente. A utilização de técnicas e estilo da marcenaria tradicional faz com que a peça, embora de estética contemporânea, transmita ares de móveis brasileiros clássicos dos anos 50 e 60.

 

 

Categoria: Móveis para Área Externa

Premiado: Banco Ratoeira

3314 - BANCO RATOEIRA.2

Assim como o objeto que inspira o design dessa peça, o travamento da madeira do assento se dá pela “alavanca” ocasionada pela divisão dos tubos dos pés. Garantindo suavidade e leveza, a madeira maciça do assento foi arredondada e boleada, o que traz ainda contemporaneidade ao projeto.

 

Tags:, , ,