emdois blog

emDoisdesign e o trabalho pautado pela força das ideias

19 de fevereiro de 2018

Com olhares complementares para o design, a dupla Mariana Betting Ferrarezi e Roberto Hercowitz une suas experiências acadêmicas e profissionais na emDoisdesign, estúdio que assina a Penteadeira Nena, que leva o Prêmio Madeiras Alternativas no Salão Design 2018. Essa peça, que mistura madeira maciça e MDF, foi criada para o universo feminino e expressa isso na riqueza de detalhes. A sutileza e leveza da existência da mulher ganha vida com essa combinação de diferentes materiais que tem a força estrutural do Jequitibá usado nos pés e gabinete.

O Jequitibá empresta à peça um tom natural rosáceo, que compôs perfeitamente com o visual feminino que a emDois queria para o móvel. A experimentação de formas aparece com frequência nos trabalhos do estúdio, que nasceu em Barcelona, onde ela fez mestrado em Design de Móveis e ele, em Ecodesign. No Brasil, são 12 anos com estúdio no Rio de Janeiro, num trabalho fortemente apoiado nas raízes da cultura brasileira e no resgate de suas origens. “Nosso alvo é sempre estreita interação funcional e afetiva da peça com o usuário”, conta Mariana.

Como o próprio nome do estúdio já diz, Mariana e Roberto acreditam na união de esforços, identidades e pessoas orientadas para o mesmo propósito. Para eles, é elementar a combinação de diferentes materiais e métodos no processo criativo e a parceria com fornecedores para a excelência no resultado final de suas criações. “Acreditamos na força das ideias para torná-las únicas e acreditamos no bom desenho resultante dessa catarse”, completa Mariana.

Criada para ser uma penteadeira, a peça Nena possui espelho retroiluminado com fitas de led e acabamento em bisoté, gavetas com múltiplos repartimentos para acomodar os diferentes produtos de beleza que as mulheres possuem, além de duas gavetas nas laterais do móvel, que permitem que itens de maquiagem ou similares sejam acessados sem que a usuária tenha que afastar a cadeira enquanto “trabalha”. O tampo da peça é revestido em couro, bem como o interior de suas gavetas e este material ainda funciona como puxador para as gavetas, através de desenho criado exclusivamente para esta função.

O Prêmio Madeiras Alternativas, concedido este ano à penteadeira Nena, é uma parceria entre o Prêmio Salão Design e o Serviço Florestal Brasileiro. Desde 1996, os projetos brasileiros inscritos no prêmio concorrem automaticamente a essa categoria especial. É escolhido o melhor projeto da edição fabricado a partir de espécies que o Serviço Florestal Brasileiro considera como não “muito utilizadas”.

Sob a análise de técnicos do Ministério do Meio Ambiente, o objetivo é a divulgação da enorme diversidade de madeiras existente no país. Além disso, a iniciativa estimula o manejo sustentável das florestas, ao passo que absorve sua produção, tornando-as econômica e ecologicamente viável. Durante muitos anos, o vencedor levava apenas um troféu especial, mas, desde 2015, o Serviço Florestal Brasileiro passou a conceder como prêmio uma expedição que começa no Laboratório de Produtos Florestais, em Brasília, e segue para Rondônia, onde o designer pode ver de perto a floresta amazônica e algumas áreas de extração, beneficiamento e manejo da madeira.

Vamos acompanhar de perto a viagem da emDoisdesign!

Tags:, , , ,