fantastico blog

Para Lina, com amor, do Fantastico Studio di Design

5 de março de 2018

Essa é uma história entre dois designers e um ícone da arquitetura nacional. Fernanda e Leo Mangiavacchi, do Fantastico Studio di Design, têm uma admiração tão grande pela obra de Lina Bo Bardi que antes de criarem a Poltrona Lina, uma das vencedoras do Prêmio Salão Design na modalidade Profissional, eles já tinham batizado a filha com o mesmo nome <3

Embora o processo de criação e o rigor das proporções na Poltrona Lina sejam próprios do Fantastico Studio, o produto tem suas origens no pensamento de Lina Bo Bardi, um

ícone da arquitetura e do design brasileiro moderno e exemplo de síntese das culturas brasileira e italiana. Para a comissão julgadora do Prêmio, ao escolher essa peça como uma das vencedoras, também está clara a qualidade da peça mesmo em suas partes não visíveis.

Como se na bastasse esse parecer, os jurados ainda fizeram questão de registrar a fusão inteligente dos materiais e o aconchego que a poltrona oferece a quem nela se acomoda. A mistura dos materiais é justamente marca desse projeto. A Poltrona Lina nasce de uma pesquisa sobre cadeiras e poltronas com estrutura tubular – clássicas da Bauhaus. Foi para abrasileirar essa tipologia de produto, o estúdio propôs a estrutura em madeira, deixando apenas as conexões em metal. Para o assento e encosto, foram usados tecidos tipicamente brasileiros, como linho e lona.

O Fantastico Studio nasceu em 2009, dezesseis anos após o primeiro encontro de Fernanda e Leo na Escola Superior de Desenho Industrial no Rio de Janeiro. Inicialmente com sede em São Paulo, o escritório passou a funcionar no Rio há sete anos. A qualidade dos conceitos, a sofisticação formal, o rigor técnico e a atenção aos detalhes são marcas que a dupla aponta como distintivas em seu trabalho. Os projetos da Fantastico vão sempre ao encontro de soluções que conjuguem simplicidade com expressividade.

Parcerias são, também, um forte da dupla. Eles já assinaram projetos para a América Móveis, Armazém B, BR Malls, Di Qualitá Estofados, Elon, Firjan, GeoQuasar, Jacauna Decorações, Ornare, Punto Mobile, Rosenbaum, Sagaz, SBPRJ, Tok&Stok e Vimoso. “Nosso objetivo é criar projetos permeados pela criatividade, mas adequados à realidade do mercado contemporâneo e suas demandas. Produzimos design com a cabeça nas nuvens e os pés no chão”, conta Leo.

Tags:, , ,