de de

Premiados,

Há três anos, Victoria Apud e Florencia Apud vêm trabalhando em suas pesquisas e projetos na Tan Azul, estúdio onde investigam e experimentam técnicas de cerâmica e experiência desde 2012. Buscando criar produtos que vão além da função, Florencia cuida da lida com a cerâmica e Victoria é responsável pelo design das coleções. Unir o artesanato a esse tipo de material é a chave do trabalho da Tan Azul, que reinterpreta objetos do cotidiano a partir de materiais nobres, com uma proposta de revalorizar o simples e desacelerar a visão sobre o design.

3621A Tan Azul dedica-se à concepção de produtos com foco no desenvolvimento de acessórios domésticos, enquanto ambas ainda frequentam a Escuela Universitaria Centro de Diseño (Montevidéu, Uruguai). “Pesquisar para gerar objetos simples e autênticos, para promover um estilo de vida e transmitir conceitos através deles define a nossa linha de trabalho”, explica Victoria. As referências que mais impactam a criação da dupla têm a ver com a sua identidade pessoal. Diariamente, elas refletem as experiências do seu cotidiano em conceitos, informações e conteúdo visual que dão o pontapé inicial para novos projetos.

Ambas decidiram exercer o design pela possibilidade de criar objetos e conceitos de identidade – cada qual com seu viés de atuação. “Pessoalmente, a possibilidade de criação de objetos através da combinação de pesquisa e criatividade sempre me interessou e eu decidi ir para o lado do design. No caso de Florencia, embora seja uma ceramista, chega a suas criações projetando o lado visual”, conta Victoria.

A coleção da dupla premiada no Salão Design 2015, Mineral, surge de um processo de desenvolvimento se concentrou em destacar as qualidades que fazem a argila ideal para a produção de material de peças utilitárias. Estar diante de um material impermeável, atóxico (livre de chumbo e cádmio) e desde sempre ligado à alimentação, foi um convite à reinterpretação. Uma busca por voltar às raízes, ao valor de artesanato. Assim, nasceu Mineral: uma linha de utensílios de mesa em argila (gres) e madeira que propõe ritmos mais lentos na cozinha.

 

Produto premiado no Salão Design 2015

Categoria: Acessórios Domésticos

Premiado: Mineral

 3621 - MINERAL.5

Esta linha combina design e com artesanal. Como resultado, as peças atingem uma função que excede a principal utilidade. É composta por um recipiente para servir comida à mesa, um destinado a guardar alimentos e que é fechado hermeticamente e uma tigela para preparação de saladas individuais cuja tampa serve como tábua para picar legumes.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: