de de

DW!, Geral, Premiados,

Esse é o segundo ano com peças de impressão 3D entre os agraciados do Prêmio Salão Design. Depois da mesinha OVI, que rendeu prêmio no ano passado para o então estudante Sebastián Granotich (Universidad ORT, Montevidéu), nesse ano foi a vez do designer argentino Lucas Ferrara levar uma menção honrosa para a luminária Doña 3D. Na visão dos jurados, projeto consegue, por meio de impressão tridimensional, uma superfície texturizada que cria belos efeitos de iluminação difusa.

dona jpg

Lucas conta que a luminária tem como matéria-prima o bioplástico à base de amido sem óleo, sustentável e biodegradável. Essa tecnologia, segundo ele, permite a fabricação de produtos altamente complexos em baixa escala e sem a necessidade custos com moldes. Lucas Ferrara é designer industrial, especialista em modelagem e impressão 3D e foi professor na Universidade de Buenos Aires (UBA). Seu projeto de objetos em impressão 3D começou em 2013 e as primeiras peças foram lançadas ao mercado argentino em 2015. Além das criações para sua marca, Lucas também desenvolve projetos de iluminação para outras empresas, também baseados nessa tecnologia.

A luminária Doña 3D partiu do trabalho desenvolvido pelo designer com impressoras 3D, detectando os pontos fortes e fracos dessa tecnologia em plena profusão. Nesse produto, ele conseguiu explorar tramas e texturas que poderiam ser vistas como imperfeições em projetos convencionais, mas aqui resultam em características surpreendentes. Suas características de produção permitem a personalização de tamanho e cor na peça.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: