de de

2º Etapa, Seleção,

Que tal começar 2015 com um tour completo pelos finalistas do Salão Design? Essa virada de ano teve contornos emblemáticos para as relações de Cuba com o resto do mundo, então nada melhor do que conhecer os concorrentes da ilha.

Mesmo enquanto se mantiver o embargo dos Estados Unidos, os cubanos já poderão experimentar um aumento gradual do seu contato com o mundo. Um dos itens acordados entre os dois países, a possibilidade de cidadãos americanos irem a Cuba, deve alavancar o turismo na ilha de forma geral. A previsão é de que o trânsito de turistas pule de três para nove milhões ao ano.

O acordo traz reflexos para as comunicações na ilha, pois autoriza a indústria norte-americana de telecomunicações a construir infraestruturas para serviços telefônicos e de internet em Cuba. A venda livre de computadores pessoais só foi autorizada no ano de 2008, assim como venda de aparelhos celulares. Mesmo assim, ainda não se permite o acesso à internet doméstica, exceto para profissionais como médicos, jornalistas, acadêmicos, intelectuais e artistas.

O acesso, em geral, acontece em salas de navegação públicas ou hotéis, com tarifas elevadas para a capacidade de pagamento da maioria da população. Com um polo de design em ascensão, os estudantes e profissionais cubanos têm dificuldade para inscrever seus projetos e enviar os produtos para julgamento no Salão Design. Ainda assim, a cada ano cresce a participação cubana no prêmio.

Nessa edição, por exemplo, temos três finalistas de Cuba. Que tal conhecê-los?

 

3845 (3)

Girad – modalidade Estudante | categoria Móveis para Área Externa

Móvel multifuncional criado em 2013, o projeto Girad oferece duas posições ao usuário – servindo como assento ou mesa de apoio para notebooks e outros objetos. Foi pensado para mobiliar espaços públicos do Instituto Superior de Diseño de Cuba, podendo ser utilizado em áreas de jardim, piscina e sacadas. A estrutura formal é sóbria e estática, porém versátil.

3996 (2)

Zumano – modalidade Estudante | categoria Acessórios Domésticos

Extrator portátil de cítricos, canaliza o sumo em um bocal que se encaixa em uma grande variedade de recipientes, como garrafas de boca estreita, jarros ou copos. A estrutura foi pensada anatomicamente, encaixando-se na palma da mão e facilitando seu manuseio. Fabricado em PVC, o Zumano foi criado em 2014.

3382 (3)

Sillita de Noche – modalidade Profissional | categoria Dormitório

Projeto de 2012, expressa uma estratégia conceitual muito particular de seus criadores: abstrair-se das funções originais dos objetos e propor outras respostas para as demandas da casa moderna. Dessa forma, o objeto que se apresenta como cadeira, à noite pode ser aproveitado como criado-mudo com gaveta e luz direcional.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: