de de

1º Etapa,

E no dia em que se encerra a primeira etapa de avaliação dos projetos do Salão Design Movelsul, ouvimos o Diretor Cristiano Gallina sobre os trabalhos desta edição. O resultado será divulgado no dia 20 de novembro. Confira o bate-papo e boa sorte!

gallinaQuais suas expectativas para o Salão Design Movelsul 2014? 

As expectativas são as melhores, pois tivemos um incremento no número de inscritos em relação a edição passada.

Como você vê o fato das indústrias inscreverem menos trabalhos do que os profissionais e os estudantes?

A indústria ainda está tomando o conhecimento do poder que o design tem para torná-las mais competitivas e seus produtos mais atrativos, levando-se em conta o fator custo. E que design pode ser feito para todos e não somente para um público mais seleto, diferenciado e que pode pagar por um produto mais elaborado.

Qual a principal diferença do Salão Design da Movelsul em relação ao da Casa Brasil?

O Salão Design da Movelsul tem o foco na “democratização” do design, aquele projeto/desenho bem concebido e fabricado/industrializado que seja acessível. Já o Salão Design da Casa Brasil tem foco em produtos exclusivos, contemporâneos e de alto padrão. A ideia é que em ambos a criatividade e o grau de inovação sejam evidenciados e possam estar disponíveis para diferentes mercados.

Ambientais e retratos de expositores do Casa Brasil 2013 |

Como foi a escolha do time de jurados? 

Os jurados são escolhidos pela sua experiência, competência e conhecimento.

Quais devem ser as maiores preocupações dos jurados para definir a qualidade do trabalho?

A apresentação do projeto em relação a fidelização com o protótipo ou produto. As técnicas projetuais e produtivas bem como os potenciais de mercado também são analisados.

Se comparado ao design produzido ao redor do mundo, em qual nível você vê o trabalho brasileiro?

O Brasil tem crescido no mercado mundial do design. Embora com uma certa defasagem tecnológica em relação aos países industrializados, o trabalho brasileiro tem conseguido se diferenciar pela sua criatividade. Temos diversidade de culturas e de materiais que podem ser considerados como um diferencial do design brasileiro.

Para a edição de 2014, o número de inscrições aumentaram em relação à 2012. Você acha que o design está mais acessível também aos profissionais?

As inscrições aumentaram pelo trabalho diferenciado com estudantes e profissionais de design bem como com a indústria que o Salão Design faz. Buscamos mobilizar estes públicos, divulgando e cativando cada vez mais participantes do Brasil e do Mundo. Isso demonstra que o Salão Design se consagra como o maior prêmio latino-americano de design.

 

 


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: