carrapixo

A evolução do Prêmio Salão Design: a premiação de um sistema em 2007

16 de julho de 2019

A Casa Brasil foi uma feira de móveis, iluminação, complementos e decoração de alto padrão. Com programação comercial e cultural, o evento primava pela qualidade dos expositores diversidade de mostras paralelas. A feira foi realizada por quatro edições em Bento Gonçalves – 2007, 2009, 2011 e 2013 – tendo como público-alvo empresários, arquitetos, decoradores, designers, importadores e lojistas.

Em uma iniciativa pioneira no país, a Casa Brasil foi uma feira de design que contava com uma curadoria para a seleção de expositores. Os critérios para participar da feira eram baseados na contemporaneidade dos produtos; materiais empregados, originalidade, desenvolvimento do produto por um designer e comunicação integrada de marketing.

O Prêmio Salão Design daquele ano foi emblemático porque a partir dali o prêmio seria realizado anualmente até 2018. O destaque entre os premiados daquele ano foi o Sistema Carrapixo: design de Paula Fiuza, Augusto Seibel, Felippe Bicudo, Pedro Nakazato, Guto Indio da Costa e Felipe Rangel: Indio da Costa Design, Rio de Janeiro.

O sistema de fixação é composto por semiesferas em alumínio injetado, presas a uma parede e ligadas à superfície do mobiliário – qualquer que seja – por cordoalhas de aço. A premiação, nesse caso, vai para o projeto de fixação, que pose ser aplicado a prateleiras, armários ou tampos de mesa, por exemplo.

Tags:, , , ,