de de

Geral,

O Prêmio Salão Design, em sua história, vem estimulando e mostrando caminhos para a adoção do design como ferramenta competitiva para a indústria moveleira de grande escala. A diferenciação do móvel brasileiro, já sabemos, tem mais a ganhar abordando questões culturais do que apostando na corrida por preço. Existem grandes indústrias apostando pesado no trabalho do designer e ganhando mercado com isso.

Ao mesmo tempo, o Prêmio Salão Design está sempre de olho na produção dos marceneiros latino-americanos. Esse trabalho autoral e de tiragem limitada vem aparecendo com cada vez mais frequência a cada edição do prêmio. O diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, enumera as vantagens para as marcenarias de participarem do prêmio: é uma ferramenta de competitividade; diferenciação de mercado; promoção; troca de informações; geração de conhecimento e – por que não – retorno financeiro.

A preservação da biodiversidade também entra em pauta quando o assunto é marcenaria. A pesquisadora do Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro Maria Helena de Souza explica que o órgão coordena o manejo sustentado da exploração de madeiras em florestas públicas, fornecendo madeira legalizada, ou seja, sem destruir as florestas. “O Brasil possui uma grande e diversificada área de floresta tropical. Quando o designer/marceneiro agrega conhecimento e tecnologia à utilização de diferentes tipos de madeira, ele demonstra seu respeito a essa diversidade”, reflete.

Veja algumas peças de marcenaria premiadas nas últimas edições do Prêmio Salão Design:

 


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: