de de

Notícias, Projeto Raiz,

O Salão Internacional do Móvel de Milão está chegando…vai ser de 12 a 17 de abril e, pela primeira vez, o Sindmóveis Bento Gonçalves terá estandes em um dos pavilhões principais. A participação tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do projeto Raiz, braço do Projeto Orchestra Brasil que promove as exportações do serviço do designer brasileiro. Serão três ações com apoio do projeto: dois estandes no pavilhão 12, um espaço de relacionamento na mostra Brazil S/A e apoio à mostra Good news from Brazil, do desginer Jader Almeida em parceria com a Sollos (das 10h às 20h, na via Giuseppe Sacchi 5 Brera).

O Sindmóveis Bento Gonçalves investe e aposta no design como diferencial competitivo para o setor moveleiro nacional desde 1988, com a criação do Prêmio Salão Design. Mais tarde, em 2007, o Sindmóveis criou a Casa Brasil, feira de mobiliário de complemento de alto padrão que, a partir deste ano, passa a ser realizada em São Paulo com novo nome: High Design – Home &Office Expo.

Confira quem são os nove estúdios presentes nos espaços do apoiados pelo Projeto Raiz no iSaloni.

 bruno-faucz

MACTALENTS/Bruno Faucz

O designer Bruno Faucz viajou todo o Brasil pesquisando os aspectos ligados ao “momento de compra”. Em 2013, iniciou seu próprio estúdio, que é baseado em três pilares: mercado, indústria e design. Para Milão, ele leva a poltrona Trentini, fruto de um estudo de proporções que tem como ideia principal um desenho com poucas linhas. A visão lateral da peça mostra, basicamente, um retângulo de metal cortado por uma estrutura em L que formam encosto e assento. Os materiais foram usados em volumes e proporções com intuito de tornar o produto harmonioso – desde a espessura do metal ao estofamento, madeira e cintas de couro nas costas, assim como as fivelas das cintas.

 estudiobolared

estudiobola

O estudiobola está prestes a abrir uma unidade em Milão e a participação no iSaloni com designers convidados é o pontapé inicial dessa atuação, que também vai representar profissionais brasileiros parceiros, oferecendo-lhes um local para expor e difundir seus produtos na Europa. Fundado em 2000 pelos arquitetos Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, o estúdio tem mais de 700 itens em seu portfólio. Cadeiras são a paixão do estudiobola e isso poderá ser visto no iSaloni. Serão apresentadas três novidades na sua linha de mobiliário e peças de decoração em madeira: as linhas Balloon, Viki e a cadeira Bia. Na linha de estofados, os lançamentos são o Sofá Drops, Sofá Play e Poltrona Fat.

 Guto-Indio-2

Guto Indio da Costa

Com uma proposta inovadora para o segmento de estofados, o designer Guto Indio da Costa apresenta em Milão sua primeira linha de sofás, com estrutura modular de metal e traços contemporâneos, leves e arrojados. A nova série de Guto inclui poltrona e sofás de dois e três módulos, em versões simétricas ou assimétricas, o que permite combinações diferentes. A estrutura metálica parece flutuar e possibilita novos parâmetros na percepção de leveza, na redução de volume e na forma de construir os estofados. Forradas de couro, com corte a laser de alta precisão, as chapas de metal tem bordas aparentes, finalizadas com cadarços de couro. Os sofás marcam a estreia da assinatura Indio da Costa Design Collection, linha de produtos mais exclusivos e sofisticados do designer, produzidos em menor escala.

 JADER-ALMEIDA-(2)

Jader Almeida

Os produtos de Jader Almeida selecionados para o iSaloni demonstram o design nacional em um posicionamento global. Dentre as peças apresentadas, estão os lançamentos Clad e Twist, onde se percebe o traço fluido, a organicidade das formas, os cheios e vazios, as torções e curvaturas além de arestas afinadas no limite da resistência da madeira. A forma da cadeira Clad e da mesa de centro Twist desmascara a obsessão de Jader Almeida sobre os detalhes. Seu processo de manufatura faz parte de um sistema híbrido de produção, em que máquinas de comando numérico computadorizado (CNC) fazem a usinagem dos componentes, enquanto um minucioso acabamento é executado manualmente. As peças de Jader Almeida também estarão na mostra Good news from Brazil, em parceria com a Sollos (das 10h às 20h, na via Giuseppe Sacchi 5 Brera). 

foto-juliana 

Juliana Llussá

Explorando as possibilidades que a madeira maciça oferece, a designer Juliana Llussá utiliza técnicas tradicionais de encaixe na elaboração de sua linha de móveis contemporânea. Os nomes das peças são sempre uma homenagem à origem catalã do lado paterno, como as escolhidas para o iSaloni cabideiro  Clau e penteadeira Vanitat. Seu desenho não tem excessos e a essência funcional e ergonômica é o ponto de partida para a criação dos móveis. Todas as peças partem de um mesmo método construtivo: o encaixe, dispensando assim o uso de parafusos e pregos. O processo de produção e acabamento são dois importantes diferenciais. Toda a produção é acompanhada pessoalmente pela designer e feita quase artesanalmente, com mão-de-obra formada na marcenaria, resultando em móveis com acabamento cuidadoso e refinado: as peças são feitas para durar gerações.

marta-manente 

Marta Manente

Com 17 anos de experiência no mercado moveleiro, Marta Manente é a única gaúcha na mostra do Projeto Raiz no iSaloni. Sua participação será com duas peças. As poltronas Donaire revelam traços elegantes e tem em si a valorização de pequenos detalhes na personalização da forma orgânica: pés giratórios de madeira, encosto em multilaminado curvo, cordas de fibra natural trançadas manualmente e assento estofado em linho são alguns dos detalhes exclusivos da peça, fabricada pela Tumar, de Garibaldi.

  paulo-alves

Paulo Alves

A infância no interior e o legado de Lina Bo Bardi, os fundamentos da marcenaria artesanal e a inspiração na arte concretista se misturam na obra do designer Paulo Alves, que completa 20 anos. Os móveis de sua autoria desvendam uma lógica criativa em que a madeira – e suas características naturais e simbólicas – é a protagonista. As formas inspiradas na natureza, sobretudo em estruturas de galhos de árvores, são também uma fonte importante na investigação estética de Paulo, e também um jeito de falar de sustentabilidade através de elementos do afeto coletivo. Na cadeira Atibaia, vencedora dos prêmios de design mais importantes do Brasil, Paulo leva ao extremo o esforço de decodificação dos desenhos orgânicos, lições de engenharia da natureza, buscando apoios mínimos para estruturar o móvel. O resultado é uma linha de peças delgadas, leves, com uma estética marcante. 

RonaldOK 

MACTALENTS/Ronald Scliar Sasson

As três peças escolhidas por Ronald Scliar Sasson para o iSaloni sintetizam sua obra, marcada pela correlação entre o industrial, com as possibilidades técnicas aliadas à tecnologia de replicação e o apelo contemporâneo de forte impacto visual, apesar do uso de mínimos elementos. O Banco Doop é um banco de alças inspirado no mobiliário de impacto visual dos anos 1970 e feito em chapas multilaminadas coladas manualmente. A peça não tem estrutura metálica nem tampouco usa parafusos. A Poltrona Madonna se apoia na vertente minimalista no traço, com pés muito finos e distantes do apoio central. Já a Poltrona De Beers é um projeto com foco no luxo e na simplicidade de encaixes e detalhes. São dois movimentos orgânicos encaixados em um resultado pleno de conceito para uma peça feita em couro natural gelo e placas de latão maciço polido.

sergio-fahrer

Sérgio Fahrer

Os irmãos Sérgio Fahrer e Jack Fahrer apresentam no iSaloni peças inspiradas na organicidade, essência das criações da dupla. Eles trazem à tona a madeira maciça e a madeira curvada para criar algo autêntico e que traduz sua história e trajetória no design brasileiro. A mesa Pião, feita de Tauari torneado que lembra o brinquedo popular brasileiro, causa curiosidade ao olhar do observador por estar em equilíbrio instável, assim como a mesa de centro Tapajós, que tem inspiração nas canoas e parecem flutuar na sala de estar e a cadeira Toá que recebeu o prêmio de ergonomia em Londres pela IDFX.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: