de de

2º Etapa, Geral,

Certas coisas mudam, outras não! A casa moderna pode até não ter televisão, mas muito dificilmente não terá um sofá. É muito bom saber que os designers estão trazendo toda a preocupação com espaços pequenos e híbridos também para a criação de sofás! Peças imponentes dividem espaço neste ano com projetos modulares e componíveis. Nessa edição do Prêmio Salão Design, temos sete sofás finalistas em diferentes modalidades. Olha esses projetos e faça as suas apostas. Qual deles tem chance de prêmio?

Na fase final de julgamento, em janeiro de 2020, os 104 finalistas enviarão seus produtos em escala real para a cidade de Bento Gonçalves, onde está a sede do Sindmóveis – entidade promotora do Prêmio Salão Design. Nessa edição, o prêmio é de R$ 10 mil para profissionais e R$ 6 mil para estudantes.

A cerimônia de premiação e mostra de produtos será na Movelsul Brasil, de 16 a 19 de março de 2020, em Bento Gonçalves. Os vencedores participam, ainda, de mais uma exposição no próximo ano, durante o São Paulo Design Weekend.

 

Sofá Contorno

Finalista na categoria Espaços em Transformação | Modalidade Profissional

Sofa Contorno

Com forte apelo estético e funcional, o sofá modular Contorno tem um quê de litoral, levando características marcantes do astral praiano para dentro de casa. O espaldar é executado em tubos verticais redondos e sutis, interrompidos visualmente pela trama, lembrando as cestarias indígenas. A estrutura leve, portanto de fácil manuseio, propicia versatilidade nas composições. As almofadas macias do espaldar abraçam o usuário e conferem ainda mais conforto, permitindo um sentar descontraído e despojado. Produzido com tubos de alumínio redondos, tecido impermeável, madeira cumaru, fórmica para área externa e corda naval.

Sofá Afuá

Finalista na categoria Espaços em Transformação | Modalidade Profissional

Sofa Afuá 

O sofá Afuá se inspirou na arquitetura da Veneza brasileira, na cidade de Afuá. Nesse pequeno município no norte do país, as cercas das casas de madeira assumem padrões geométricos intrigantes, que trazem um pouco da cultura marajoara na arquitetura de casas suspensas no rio. O sofá Afuá se utiliza de uma estrutura de tramas de madeira, onde nichos de gavetas, prateleiras e almofadas se sustentam, numa composição aconchegante e inusitada. O móvel aqui é multifacetado, apoia o corpo, apoia objetos, livros e guarda segredos em gavetas.

 

Sofá Valle

Finalista na categoria Identidade Brasileira 2020 | Modalidade Profissional

Sofa Valle

Desenhado especialmente para uma artista plástica, o sofá Valle foi concebido para ser apreciado de todos os ângulos e acima de tudo ser confortável. O jogo de densidades e leveza brinca com o espectador, que tem vontade de se jogar e ao mesmo tempo a sensação de que os finos pés seguram as densas almofadas como um prédio moderno sobre pilotis. O uso de capas nas almofadas, braço e encosto permite ao usuário mudar a cor, textura e tecido do seu sofá facilmente. Permite ter mais de uma capa, misturar texturas e cores entre assento e braço e diversas outras combinações. Feito em madeira Tauari ou cumaru e linho ou couro.

 

Sofá Spot

Finalista na categoria Identidade Brasileira 2020 | Modalidade Profissional

 Sofa Spot

Com design orgânico e irreverente, o sofá Spot brinca com linhas e volumes, apresentando uma peça encorpada, de extremidades abauladas e contínuas para um móvel atraente e expressivo. A proposta foi criar um móvel que estimule a interação e a criação de diferentes configurações através da sua modularidade. Sua sustentação, praticamente invisível, faz com que a peça pareça flutuar, proporcionando maior leveza e fluidez. A base é sobreposta por uma lâmina de madeira que se estende entre os módulos como um suporte que pode servir de apoio ou ponto de destaque na decoração.

 

Sofá Lote

Finalista na categoria Desafio das Experiências Positivistas | Modalidade Estudante

Sofa Lote1

O sofá Lote é uma resposta aos espaços modernos de trabalho que estão em constante mudança. Por ser um móvel modular, o uso de duas ou mais unidades do sofá Lote permite que o ambiente evolua constantemente de acordo com as mudanças do trabalho e as necessidades dos usuários. A partir da sua paleta de cores versátil, o produto permite a adequação do espaço conforme as necessidades do ambiente e das pessoas.

 

Sofá Long

Finalista na categoria Desafio das Experiências Positivistas | Modalidade Profissional

 Sofa Long

Sofá fixo estilo living que oferece praticidade às situações de uso com apelo estético e leveza formal. Seu nome Long, do inglês extenso, comprido, expressa sua linearidade e alongamento estrutural. Na aparência, os detalhes ficam por conta dos pés e botões em madeira, detalhes em couro e zíper decorativo. O desenho exclusivo da peça evidencia a madeira do pé que é encaixado pela lateral. A composição de tecidos em tom de cinza harmoniza com o tom da madeira em evidência na peça.

 

Sofá Del Mare

Finalista na categoria Desafio das Experiências Positivistas | Modalidade Profissional

 Sofa Del Mare

A concepção do sofá Del Mare nasceu da ideia de projetar uma linha com traços leves, arredondados e ainda assim com personalidade e imponência. Para alcançar tal objetivo, o design retro-futurista dos anos 50 foi meticulosamente estudado e serviu como o pano de fundo perfeito para dar vida ao projeto. Com os braços encorpados produzidos em madeira maciça, porém suavizados com todas as quinas arredondadas, a peça ganhou volume e destaque sem apelar a exageros. A queda nos braços em adição a fluidez e continuidade com as travessas traseiras acrescentaram a dose de organicidade necessária para evocar os traços relativos à época, enquanto as curvas abertas e secas de suas laterais incorporam modernidade e nos propõe uma releitura atualizada. A caixa foi idealizada em rattan, material que incorpora um leve toque de calor visual ao produto além da vantagem de torná-lo uma peça interessante para varandas cobertas. O Del Mare conta também com sua versão poltrona, formando assim, uma linha de produtos que posteriormente poderá ganhar novos elementos.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: