Salão Design lança projeto social pioneiro

25 de novembro de 2008

salaorevelandoO Salão Design, concurso idealizado pelo Sindmóveis, lança o projeto O Designer e a Comunidade, voltado para ações de desenvolvimento socioeconômico de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

A diretoria do Salão Design convidará indústrias e designers locais para desenvolver objetos e acessórios em parceria com instituições carentes, com recursos sustentáveis, como sobras de materiais e recursos tecnológicos das empresas. O objetivo é promover a inclusão social por meio do design e gerar renda às entidades envolvidas.

Além da inclusão social, o projeto também visa à inclusão cultural e criação de uma consciência crítica sobre o design e sua importância para a comunidade local. Hoje, a indústria moveleira é responsável por 56% da economia de Bento Gonçalves.

O projeto criará produtos com aproveitamento de resíduos descartáveis, aperfeiçoará técnicas de artesanato tradicionais e divulgará essas criações. Todos os escritórios e estúdios de design de Bento Gonçalves serão convidados a integrar o projeto, e cada um deverá indicar a entidade com a qual desenvolverá seus produtos e as empresas com as quais firmará parceria para viabilizar a produção.

Todos os produtos farão parte de um catálogo com foto, descrição do produto e do projeto de cada designer e da relação de trabalho com a comunidade.

Durante a Casa Brasil 2009, uma loja conceito comercializará os produtos. E será possível avaliar a repercussão dos mesmos no mercado. A loja conceito será um projeto-piloto, uma iniciativa única no Brasil, que será consolidada ao longo dos próximos anos. O projeto terá continuidade e também será apresentado durante a Movelsul BRASIL 2010. Com as parcerias que serão firmadas, os produtos poderão ser vendidos no comércio local e fora dele.