de de

2º Etapa, Seleção,

Enquanto rufam os tambores para a divulgação dos premiados do Salão Design 2016, que tal conhecer os últimos finalistas da categoria Profissional?

 

Projeto: Módulo Lupi

4052_projeto-3

Os módulos Lupi foram criados como resposta à demanda por um mobiliário a ser utilizado em evento público, em uma praça do centro do Rio de Janeiro. Alguns requisitos foram colocados pelos clientes e nortearam a concepção das peças, como rapidez de execução, custo reduzido, utilização de material sustentável, flexibilidade e mobilidade. Permite diferentes configurações, montagens, disposições e formas de se organizar os conjuntos.

 

Projeto: Extensão da Casa

4104_projeto-3

Surgiu com a intenção de suprir uma demanda caseira. A extensão é um objeto com função importante, mas até então sem nenhum olhar estético. Muito presente no cotidiano de todos, agora não precisa mais ficar escondido. Pode ficar na mesa de trabalho para carregar o laptop, o celular ou o tablet, na mesinha lateral para ligar a luminária ou carregar o celular e até no chão para aproximar qualquer equipamento daquela tomada distante. Fabricada em madeira maciça de reflorestamento pinus Elliotti e tingida com acabamento em verniz. Possui 4 plugues para pino redondo, com sistema de segurança.

 

Projeto: Extensão Andaluz

4105_projeto-4

Além da função de nos aproximar daquela tomada distante, a Extensão Andaluz também poderá iluminar aquele cantinho escuro, ou apenas dar um brilho maior em algum cantinho especial. Fabricada em madeira maciça de reflorestamento pinus Elliotti e tingida com acabamento em verniz e detalhes em pintura. Possui 3 plugues para pino redondo, com sistema de segurança. Para uso com lâmpada LED.

 

Projeto: Estante Vira e Mexe

4106_projeto-5

O conceito dessa estante partiu de ferragens já muito conhecidas e comercializadas, como as cremalheiras e seus suportes existentes no mercado. Elas oferecem muita liberdade e facilidade de montagem, mas deixavam a desejar na variedade de seus equipamentos. A estante é uma combinação de prateleiras, nichos abertos, fechados ou com bandejas. As  possibilidades de montagem são muitas, podendo ser usada como sala de TV, escritório, copa ou simplesmente estante de livros.

 

Projeto: Coleção Pau pra Toda Obra

 4112ccc

 A coleção Pau pra Toda Obra, de 2015, parte da vontade de prestar homenagem aos materiais de obra cotidianos e tradicionais brasileiros: cobogós, tijolos de vidro, blocos de concreto e cerâmicos – peças de fácil acesso a qualquer classe econômica e região do país e geralmente subestimados, escondidos sob o reboco, desperdiçados ou em desuso. Os objetos foram modulados, com encaixes na madeira e parafusos, de modo a permitirem a substituição de um elemento pelo outro, podendo o consumidor trocar o acabamento conforme preferir. Essencialmente, a ideia é completar a luminária – e alterá-la com o tempo – com aquilo que for acessível, que venda em qualquer loja de materiais de construção local.

 

Projeto: Patio

4117_projeto-3

É uma linha de luminárias inspirada nos vasos de jardim. Sua forma simples e geométrica permite uma montagem fácil, onde a base se apoia diretamente sobre a peça metálica. A peça propõe um sutil contraste entre o vaso de cerâmica e as finas varetas de ferro, que mantêm o produto suspenso, transmitindo leveza e permitindo uma iluminação indireta.

 

Projeto: Mesa Escolar Lev One

Print

Mesa escolar desenvolvida para atender a demanda de mobiliário para salas de aula do IST – Instituto Senai de Tecnologia Madeira e Móveis localizado no Estado do Acre e região da Amazônia. O desafio neste trabalho foi a utilização da madeira como matéria prima predominante para fomentar a indústria moveleira da região norte que é formada basicamente de marcenarias voltadas para o trabalho com a madeira maciça. O design de linhas leves valoriza a madeira utilizada na peça. O design do tampo no formato de trapézio com a angulação aplicada fecha-se num decágono quando arranjadas uma ao lado da outra.

 

Projeto: Luminária Cascata

Memorial Cascata

O nome Cascata faz uma alusão à cascata do Caracol, em Canela (RS). Alia funcionalidade com um desenho quase escultural. É possível escolher entre iluminar para cima ou para baixo, independentemente, com muita facilidade, além de ser possível selecionar a intensidade da luz desejada. O anel destacável é o principal diferencial do projeto, com lâmpadas com autonomia de aproximadamente 4h na intensidade máxima de iluminação

 

Projeto: Luminária Torch

Memorial Torch

A Luminária Torch foi desenvolvida a partir de diretrizes conceituais relacionadas ao contexto histórico de fontes portáteis de iluminação, buscando aplicar um redesign ao objeto “tocha” através de formas simples e inovações tecnológicas. Oferece a possibilidade de uso como fonte de iluminação direta, indireta, lanterna ou ainda como luz de emergência. Destaca-se como diferencial a função lanterna, onde a parte móvel do produto pode ser desacoplada da base e assim ser transportada para diferentes ambientes em caso de queda de energia elétrica ou de acordo com a necessidade do usuário, mantendo sua autonomia luminosa por quatro horas.

Projeto: Artcerm

1 CONCURSO

É uma luminária feita de materiais nobres, como a cerâmica e madeira. Mescla desenho e processos artesanais e industriais e se ajusta a espaços polivalentes, largos ou estreitos, iluminando uma área de leitura ou corredor com a mesma qualidade.

 

Projeto: Cubo Grupo

Cubo Grupo_projeto

O Cubo Grupo é uma estante organizadora de livros e objetos que se pauta em uma releitura formal e funcional de um ícone do mobiliário moderno dos anos 1950 – o pé palito – para propor uma relação diferenciada entre consumidor e produto. Inspirado nas angulações apresentadas por aquele, criou-se um sistema de bases que

propicia o empilhamento do móvel sem que haja deslizamento entre peças. Dessa forma, além de o módulo Cubo Grupo poder ser utilizado como mesa de apoio lateral em vários ambientes residenciais como livings e quartos, também pode ser empilhado em até 3 unidades gerando estantes mais altas ideais para espaços de home office e escritório.

Projeto: Luminária Entre e Passe

Apresentação do PowerPoint

A Luminária de mesa Entre e Passe surge de uma brincadeira de entrepassar peças que seriam descartadas da marcenaria. Composta por duas peças torneadas em madeira Freijó e duas peças metálicas ,aço inox ou cobre, entrepassadas e somadas por uma iluminação embutida em LED na parte metálica. A luminária cria um ambiente irreverente e sua montagem é um convite ao usuário a reviver o momento de criação.A peça busca atingir um público que valoriza o design, sobretudo aos que interessam pelo charme de peças artesanais.

 

Projeto: Banco Street Fighter

Street_Fighter_Baja

Inspirado no avião de combate F-117, o banco Street Fighter se insere na cidade com um vertiginoso jogo de planos metálicos, composto de forma que o movimento de luzes e sombras dá vida ao produto. A resistência de seu material, o aço, o torna ideal para espaços públicos abertos. A facilidade de manejo e transporte também é um diferencial. A peça pode ser totalmente desmontada e empacotada em uma caixa.

Projeto: Filtro Gonzaga

4345_projeto-4

O filtro de barro, tradicionalmente presente nas casas brasileiras, acabou sendo deixado de lado por seu visual ultrapassado. Sua matéria prima, além de possuir baixo custo de produção, possui propriedades que ajudam a manter a água sempre fresca. Utiliza o sistema de filtragem por gravidade, considerado um dos modos mais eficientes. O filtro Gonzaga vem resgatar essa tradição, com um desenho minimalista, valorizando a produção artesanal e utilizando materiais importantes para a cultura nacional. Sua capacidade de armazenamento foi pensada para o consumo diário ideal de uma pessoa.

 

Projeto: Torres

4397_projeto-3

A principal ideia por trás de Torres é uma expansão do conceito de jardim horizontal ou vertical para o de jardim volumétrico e modular. Os módulos podem ser combinados de diversas formas de acordo com a necessidade específica, tanto em interiores quanto áreas externas. Os módulos são de 3 tipos, cuja única diferença é uma sutil variação na altura de seus cachepots para plantas, criando mais uma camada de complexidade volumétrica.

 

Projeto: Conjunto Vínculo

Conjunto Vínculo - 4473

A pretensão do conjunto Vínculo, como o próprio nome diz, é ligar, unir, atar uma coisa a outra, estabelecer uma ligação afetiva entre o indivíduo e o objeto. Um produto de montagem simples, sendo necessário apenas fixar um parafuso na parede, para prender a tira superior, pois o próprio peso do cachepô fará com que o suporte em madeira apoie contra a parede, distanciando dela todo o conjunto. Disponível na versão com um ou dois cachepôs, pode ser instalado em superfícies planas ou irregulares e também em ambientes bem diversificados, que abrangem salas, hall de entrada, quartos e cozinhas.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: