de de

Geral,

25141Agora que você já conhece os produtos premiados do Salão Design Movelsul Brasil 2014, que tal saber mais sobre os designers responsáveis pelas criações? Confira uma entrevista exclusiva com o Walter Barroso Neto, vencedor na Modalidade Estudante, categoria Móveis para Sala de Estar e Jantar, com a Poltrona Ro.

1- Na tua opinião, qual a importância do Salão Design para profissionais da área?

Hoje, o Salão Design é um dos concursos mais importantes do país e também o maior da América Latina no segmento. A premiação é de extrema importância para o reconhecimento do profissional da área, pois temos dificuldades enormes em obter esse reconhecimento. A oportunidade está cada vez mais escassa, e o Salão Design vem com essa proposta de democratizar. É essencial que todos possam perceber e apreciar um bom desenho.

2- Como tu enxergas o design diante do mercado moveleiro atual? É perceptível o movimento de democratização do design?

O mercado moveleiro atual está girando em torno do design em, pelo menos, 40% da produção brasileira. No mundo, temos uma porcentagem muito maior. Tenho contato com algumas empresas de fora, como a Bonaldo, na Itália, e vejo que todos os produtos são assinados e possuem um desenho honesto. Aqui no Brasil isso ainda está crescendo, mas em ritmo acelerado, pois hoje temos peças de design a preços muito mais convidativos ao público com menor poder aquisitivo. E, sim, é muito perceptível esse movimento de democratização. As empresas estão buscando novos profissionais e caminhos. Isso mostra que estamos, aos poucos, democratizando o design e aproximando-o das grandes massas, antes excluídas desse conceito.

2514

Poltrona Ro

3- O que tu esperas da Movelsul Brasil deste ano?

Espero ver bons desenhos e pessoas comprometidas com o design “para todos”. Meu produto foi feito assim, pensado para que o valor fosse adequado ao público e que utilizasse menos material possível, contribuindo para a sustentabilidade. A poltrona Ro é uma peça que tem dimensões grandes, mas pesa pouco e usa pouca madeira e espuma. Além disso, o tempo de produção e montagem é menor. Enfim, espero que tenhamos produtos pensados e que beneficiem a sociedade como um todo.

4- Conta um pouco da tua história com o design e sobre outros prêmios já recebidos?

Em 2012, fui premiado por uma loja de grande âmbito na Baixada Santista como novo talento pela Poltrona J, produzida pela Toca da Movelaria. Depois disso, também participei de alguns concursos de arquitetura. Em seguida, desenhei outros móveis para a mesma fábrica. Ainda concorro este ano a dois prêmios internacionais, o IF CONCEPT DESIGN AWARDS e o DUTCH DESIGN COMPETITION USA. Estou no início da minha carreira. Comecei a cursar em 2014 o 4º ano de arquitetura, e o Salão Design é o prêmio mais importante que já recebi.

Quer saber mais sobre os projetos dele? Acesse aqui e confira.

 


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: