de de

Geral,

2875Ele entende tudo de objetos de iluminação. Premiado na categoria profissional do Salão Design Movelsul Brasil 2014, com a luminária Brutalista, o designer Thiago Soares fala com exclusividade ao nosso blog. Confira a entrevista!

– Na tua opinião, qual a importância do Salão Design para profissionais da área?

Para nós, designers, é uma grande oportunidade, pois podemos ter os resultados dos nossos trabalhos expostos num evento de grande porte e visibilidade. Além disso, ter um produto avaliado por uma comissão julgadora especializada é uma forma de se ter um feedback honesto a respeito do processo de criação e desenvolvimento de nossos projetos.

IMG_1691

Luminária Brutalista

– Como tu enxergas o design diante do mercado moveleiro atual? É perceptível o movimento de democratização do design?

O design agrega valores e aumenta o desejo do consumidor por produtos mais atrativos e de qualidade. Destacam-se no mercado as marcas que investem em desenho inovador, beleza e funcionalidade. Porém, no Brasil, a busca por esta qualidade formal era associada ao consumo de luxo. Mas, nos últimos anos, o design passou a ser desejo de consumo da classe média, que por meio das novas mídias, passou a ter mais contato com peças de desenho de qualidade e valor mais acessível. Percebo que algumas indústrias voltadas para o consumo em massa começaram a investir na inovação dos desenhos, preocupando-se em sempre apresentar produtos voltados para este mercado. De qualquer forma, ainda acho que exista muito a ser trabalhado neste sentido.

– O que tu esperas da Movelsul Brasil deste ano?

Espero ter contato com outros designers para troca de ideias e experiências, ter contato com empresários e profissionais do setor moveleiro e conhecer o que as empresas apresentarão como coleções, tendências e novidades.

– Podes contar um pouco da tua história com o design e sobre outros prêmios já recebidos?

Entre os anos de 2001 e 2010, atuei em grandes escritórios de projetos luminotécnicos em São Paulo, desenvolvendo projetos de iluminação para obras públicas e empreendimentos particulares. Neste período, também trabalhei com desenvolvimento de produtos em uma grande indústria de luminárias.

No final de 2010, me associei ao arquiteto Maycon Flamarion. Em nosso estúdio, realizamos projetos de interiores, de iluminação e cenografias, além de sempre participarmos de mostras de decoração, que é a principal motivação para criar novos produtos.

Em 2012, tive um produto selecionado para concorrer ao 25° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira e ao 3° Prêmio Objeto Brasileiro. Além desses, já participei de alguns concursos de design de interiores, como o Prêmio Deca – Um sonho de banheiro.

Desenvolvi uma linha de luminárias decorativas para a marca paulista Avantime e o Salão Design é o prêmio mais importante que já recebi.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: