de de

Geral, Notícias, Premiados,

Nove anos se passaram desde a primeira premiação do trend topics Zanini de Zanine no Salão Design. Em 2009, o reconhecimento foi pela linha Bambino de mobiliário infantil, que ele assinou para a Allê Design. Agora, a pegada é elegante e o metacrilato dá lugar a um visual urbano que vem da mistura entre a madeira maciça, o linho e o aço. A premiação desse ano é pela linha Zina, inspirada nos móveis de ferro assinados pelo pai Zanine Caldas nos anos 1950.

A coleção de prêmios de Zanini também inclui a nomeação como designer do ano pela Maison&Objet Americas em 2015 e outros tantos troféus. Meio designer, meio artista, ele tem peças nos acervos permanentes do Museu Histórico do Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Museu do Design e da Moda de Lisboa (MUDE) e no Philadelphia Museum of Art.

Quem é Zanini de Zanine?

Zanini de Zanine, 40 anos esse ano, nasceu e cresceu no Rio, observando o trabalho do pai, o arquiteto e designer José Zanine Caldas. Seu primeiro móvel foi desenhado no estágio com Sergio Rodrigues e a predileção inicial pela madeira tem muito a ver com essas duas grandes influências. Graduado em Desenho Industrial pela PUC-RJ, começou a carreira com séries limitadas ou peças exclusivas sempre em madeira maciça. Depois é que chegou a materiais como o plástico, metacrilato, vidro, metais, cerâmicas e também passou a desenvolver partes de outros produtos industrializados.

Quando nasceu os Studio Zanini?

O seu Studio Zanini nasceu em 2011 e a linha Zina é uma das parcerias com a indústria. Composta por cadeira, poltrona, banco alto, mesa lateral e mesa de jantar, foi desenvolvida para a América Móveis. Trata-se de peças em tons neutros que reúnem um mix de materiais contrastantes como o aço carbono, tecido de linho e madeira maciça, imprimindo personalidade, visual urbano e estética industrial. Um dos exemplos é a poltrona da linha Zina, que exibe em seu desenho básico e elegante um assento que parece flutuar sobre a estrutura em aço, proporcionando conforto, funcionalidade com estilo contemporâneo.

Site: salaodesign.com.br


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: