de de

2º Etapa, Notícias, Premiados,

Artur de Menezes é um designer de produtos, apaixonado por mobiliário, acessórios domésticos e tudo que permeia o mundo da decoração. Estudante de Design da Unopar, de Londrina, ele já indica uma predileção pelo estudo das formas, buscando inspiração em tudo o que permeia seu cotidiano – da música à gastronomia, passando pela moda e algumas caminhadas pela cidade em que observa os prédios e sua influência na paisagem.

Poltrona Flor

Uma das vencedoras do Prêmio Salão Design 2018, é um projeto que Artur criou a partir de estudos sobre formas. A intenção aqui foi criar uma peça com formas tão orgânicas e linhas tão suaves e naturais que não parecesse ter sido desenhada ou projetada por ninguém além da própria natureza. As cores escolhidas representam a variedade de tons presentes no bioma tropical e a peça materializa de forma abrangente a representação da diversidade da flora brasileira.

Revendo o processo de concepção desse projeto Poltrona Flor?

Artur lembra que trazer para o papel essa leitura sobre formas, cheiros e cores da natureza foi um enorme desafio. Porém, a fase da construção foi ainda mais delicada. Como estudante, ele não teve acesso a processos de alta tecnologia, como a injeção de poliuretano, ideal para a fabricação deste tipo de poltrona. Como alternativa, Artur adaptou-se aos fabricantes disponíveis na sua região e acabou concebendo a estrutura interna em compensado, algo que lembra a estrutura de barcos de madeira. Além disso, o trabalho de estofamento foi totalmente feito com revestimento em espuma e costura.

No fim das contas, a qualidade da execução garantiu a ele seu primeiro prêmio de caráter internacional, depois de duas classificações entre os finalistas no Prêmio Salão Design, em 2016 e 2017. Esse é um grande ano para Artur, em que ele também teve sua poltrona Reda selecionada pela curadoria da marca inglesa MADE.com e foi convidado a assinar um projeto do programa TalentLAB, que busca a valorização de jovens talentos do design internacional.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: