de de

Geral,

Sete anos de amizade entre Carolina Rocha e Lucía Correa resultou no estúdio experimental “Septem”, que já tem como fruto uma peça premiada no Salão Design 2017. A versatilidade do banco Planar foi elogiada pela comissão julgadora, que cita a qualidade formal e funcional da peça como justificativa do prêmio de Estudante para a dupla na categoria Espaços Íntimos, além do reconhecimento para o professor José Silva com o troféu Professor Orientador. Elas são estudantes da Udelar, de Montevidéu.

planarfigura1

Planar é feita a partir de partir de cortes retos em uma lâmina de aço, que resultam em duas peças dobradas individualmente, embutidas e soldadas.  Dispensando tecnologias avançadas, a produção considera a possibilidade de corte manual e também dobragem manual, graças às linhas retas e reduzida espessura da matéria-prima. Funcionando como mural, imantado, Planar oferece divertidas possibilidades de uso.

planarfigura2

A concepção do projeto deu-se num exercício da universidade que propunha a criação de um novo conceito de produto a partir de uma técnica de produção antiga. Carolina e Lucía põem em cheque as qualidades da chapa de aço como material predominante e conseguem, com o Planar, mudar sua percepção de material frio. A dupla trabalhou para reduzir ao mínimo a quantidade de peças e insumos, conseguindo rápida montagem e simplicidade no processo produtivo. “Achamos que a base de um bom projeto começa com uma relação sólida e distendida entre as partes”, conta Lucía. A parceira Carolina completa: “Trabalhamos com grande compromisso e responsabilidade, mas, principalmente, com entusiasmo”.

Carolina Rocha e Lucía Correa são estudantes avançadas em Desenho Industrial. Foi Carolina, que trabalha em uma metalúrgica, que trouxe à tona a curiosidade pelo desenho com metal e suas virtudes no design. Atualmente, ela colabora com o desenho do mobiliário urbano da cidade uruguaia de Fray Bento. Já Lucía trabalha numa casa de decoração, onde realiza e executa projetos em desenho de interiores. Nesse ano, elas estão realizando seu trabalho de conclusão sobre desenho emocional aplicado ao mobiliário de um restaurante universitário de Montevidéu. Como futuras profissionais, ganhar o Prêmio Salão Design é um excelente começo. É uma instância importantíssima para conhecer desenho emergente mais destacado, bem como seus profissionais e as necessidades atuais do mercado”, comemora Carolina.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: