de de

Geral, Premiados,

O trabalho do designer Daniel Bahia Gontijo é uma mescla de saberes artesanais tradicionais e uma visão de design contemporâneo. Apesar de seu projeto premiado no Salão Design 2016 – a faca Chef 8 – ter parâmetros atuais de design, a execução é totalmente manual e utiliza técnicas milenares, o resultado é um contraste de novo e antigo que define a identidade do designer.

4727 (6)

A iniciativa de desenvolver uma faca versátil para culinária fluiu de uma demanda de pessoas próximas. Daniel percebeu que esse tipo de faca é a mais necessária nos dias de hoje, principalmente em ambiente urbano. Mas a ideia está em constante movimento. O projeto vem evoluindo há cerca de três anos, com o aprimoramento da técnica e feedback de chefs de cozinha.

Atualmente, a atuação do designer está focada na cutelaria e acessórios relacionados ao universo gastronômico, mas ele também já desenvolveu móveis e, principalmente, produtos ligados a camping e sustentabilidade. Um exemplo foi o seu projeto de graduação, um banheiro seco compostável para áreas de difícil acesso ao saneamento básico. Daniel é formado pela UEMG, em 2010.

A faca Chef 8, premiada na modalidade Indústria, categoria Acessórios Domésticos, recebeu intervenções de design em diversos âmbitos como, estética, ergonomia, materiais, e redução de impacto ambiental. A peça quebra os paradigmas de que todo produto artesanal precisa ter visual clássico e que o design se limita ao universo industrial de alta escala.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: