de de

Premiados,

“Mobiliário que apresente soluções para as atuais transformações nos lares dos centros urbanos” é a proposta do Desafio dos Espaços em Transformação – categoria que incentiva os participantes do Prêmio Salão Design a literalmente “pensarem fora da caixa”. Em 2023 foram dois contemplados: Genkan, assinado por Joaquín Ezequiel Ordóñez (ORDÖ diseño para ORDÖ design), recebeu prêmio na modalidade profissional. Já o Sofá Piazza, assinado por Carolina Starke e Andrea Zanocchi (Zanocchi & Starke para Bell\’Arte), recebeu menção honrosa na modalidade profissional.

Veja o que eles comentam sobre a premiação!

Depoimento de Joaquín Ezequiel Ordóñez

Sinto-me muito grato pelo reconhecimento, emocionado e entusiasmado. É muito gratificante para mim que a essência do design simples e funcional ainda seja reconhecida, sendo um dos valores da marca ORDÖ em todos os seus produtos, o que nos motiva e confirma que este é o caminho a seguir. E em especial, muito grato ao Brasil e seu povo amável e caloroso, tenho amigos brasileiros muito afetuosos, muito queridos.

Na minha opinião, o vínculo design-indústria é fundamental, a essência do design para nós da ORDÖ design é que as ideias melhorem a qualidade de vida das pessoas e alcancem o maior público possível, e a indústria é o meio pelo qual mais pessoas podem desfrutar de seus benefícios. Vejo muitos motivos inspiradores no design brasileiro, como aquela conjunção muito particular entre a indústria e o artesanato dos designers brasileiros. Por ser estrangeiro, acho que não estou à altura da categoria identidade brasileira, mas é um dos meus preferidos e vou curtir muito a feira [Movelsul] nesse sentido.

Genkan – parecer do júri

CATEGORIA 01: DESAFIO DOS ESPAÇOS EM TRANSFORMAÇÃO | PRÊMIO NA MODALIDADE PROFISSIONAL: GENKANO rack para calçados Genkan é uma solução simples, versátil e funcional para o hábito difundido desde a pandemia de tirar os sapatos na entrada de casa. O sistema modular em dois tamanhos distintos permite composições horizontais e verticais, em que adultos e crianças podem tanto armazenar, como sentar para calçar seus sapatos. Tanto o material, compensado curvado, como seu processo de produção em molde, são bem simples. O forro removível facilita a manutenção e a limpeza.

Foto: Cerimônia de Premiação 2023

Foto: Cerimônia de Premiação 2023

 

Depoimento de Carolina Starke e Andrea Zanocchi

Começamos a trabalhar com o desenho de móveis há mais de 10 anos, ainda na faculdade. No começo, era pouco mais do que uma brincadeira, mas depois vieram as primeiras publicações e os primeiros prêmios. Pouco a pouco, nosso trabalho foi se profissionalizando e assinamos os primeiros contratos com as empresas.

Nos sentimos muito orgulhosos! Fomos finalistas em 2013, ganhamos em 2015 (Frida) e 2016 (Wall Ride). Esse ano recebemos uma menção honrosa e tivemos mais duas linhas de produtos selecionados (Brava e Vaivém).

O que fazemos é “desenho industrial”, uma disciplina que nasceu na Itália, como o próprio nome sugere, por necessidade das indústrias. E é correto que essa proximidade continue sendo essencial para atender às necessidades e exigências da indústria, bem como preencher lacunas no mercado. A proximidade com as empresas permite que compreendamos melhor seus desafios e demandas específicas, possibilitando-nos criar soluções sob medida que atendam aos seus requisitos.

Sofá Piazza – parecer do júri

CATEGORIA 01: DESAFIO DOS ESPAÇOS EM TRANSFORMAÇÃO | MENÇÃO HONROSA NA MODALIDADE PROFISSIONALO sofá modular Piazza apresenta uma boa solução para ambientes corporativos e residenciais. A versatilidade de uso é garantida por prateleiras avulsas de metal que apoiam os encostos e podem ser encaixadas na base em diferentes posições, permitindo a intercambialidade dos elementos (assentos e encostos). A peça traz boa escolha de cores e a linguagem das prateleiras dialoga com o desenho delgado dos pés, proporcionando um visual de leveza para um móvel fisicamente pesado.

Foto: Cerimônia de Premiação 2023

Foto: Cerimônia de Premiação 2023

 

PRÊMIO SALÃO DESIGN

Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Nesses 35 anos de história, soma mais de 16 mil projetos inscritos por participantes de 37 países. Em 2023, a premiação conta com patrocínio master de Berneck e Interprint, além do patrocínio de Akeo, Blum, Dalmóbile e Zen.


Por:

Augusto Bedin

Compartilhar:

Recomendados: