de de

Evento, Notícias, Premiados,

Pedimos ao estúdio argentino En Bruto que nos contasse um pouco do processo de concepção da Biblioteca Latorna, um projeto multifacetado que, em verdade, se presta uma infinidade de usos. Quando recebemos o material ficou claro que uma ideia tão bem bolada não nasce por acaso. Junto das respostas que pedimos, o estúdio nos enviou uma série de desenhos à mão livre a partir dos quais nasceu a peça que é uma das vencedoras do Prêmio Salão Design na modalidade Profissional. Um estudo elogiável para oferecer a melhor experiência de uso e montagem para o usuário.

A ideia que se buscava era a de um objeto/sistema/estrutura totalmente adaptável a diferentes situações e usuários. Sua construção e montagem foram concebidas a partir de uma lógica de simplicidade, usando uma técnica única – a madeira torneada – que resolveu todos os elementos verticais e encaixes. O design incorporou as possibilidades do próprio método construtivo e conquistou a comissão julgadora pela inteligência e leveza no uso da madeira.

Conheça o estúdio En Bruto

En Bruto é um estúdio de design interdisciplinar que nasceu há nove anos, em Córdoba. É o único concorrente argentino premiado nessa edição do Salão Design, consagrando a linha de trabalho da dupla criativa, que privilegia uma combinação entre disciplina, material e técnica. Para a equipe da En Bruto, a exploração contínua, o aprofundamento de materiais nobres e o uso de técnicas locais são processos sempre presentes. No momento, eles atuam desde a arquitetura de interiores até o desenvolvimento de mobiliário.

Dirigido pela arquiteta Marcela Coppari e pelo designer industrial Agustín Barrionuevo, o estúdio conta também com uma equipe que consegue cobrir todas as etapas do processo, desde o design, até a comunicação, produção e comercialização. Peças assinadas pelo En Bruto já ganharam prêmios na Argentina e foram expostos no iSaloni. Com a cadeira Eme, foi finalista na 4ª Bienal Ibero-Americana de Design, Madrid, Espanha. De 2014 até hoje, todos os seus produtos foram premiados com o “Seal of Good Argentine Design”.

Agora, com a premiação do Salão Design, eles chegam ao mercado brasileiro com uma peça de grande potencial para o e-commerce, por exemplo. Para Marcela, a conquista valoriza o trabalho do En Bruto na busca por inovações construtivo-sistêmicas, resolvendo questões de montagem e oferecendo uma síntese construtiva e formal que torna o produto muito flexível para uso. “Nosso interesse em valorizar a madeira sólida de forma sustentável se mostra com o uso de mínimo material e perdas no processo”, conta Marcela.

Entenda mais sobre a Bilbioteca Latorna

Para entender um pouco mais sobre a Bilbioteca Latorna, basta explicar que se trata de um mobiliário simples, adaptável às mais variadas situações espaciais e pessoais. O lúdico e escultural foram premissas para o design e desenvolvimento da biblioteca. A peça é capaz de se transformar, crescer, articular, trocar e revigorar o uso e o espaço. As colunas se ligam com parafusos de madeira que se prendem às prateleiras – que, por suas perfurações moduladas, podem ser posicionadas aleatoriamente. Peças terminais funcionam como fechamento, fixação e montagem e também podem apoiar objetos pequenos. Cada kit é composto por 8 prateleiras, 24 colunas, 24 terminais e 36 parafusos de bloqueio.

Quem é arquiteta Marcela Coppari?

A arquiteta Marcela Coppari trabalha com design desde sua participação num projeto experimental no Instituto de Design da Universidade Católica de Córdoba, focando seu trabalho na área de pesquisa, inovação e experimentação. Mestre em Design de Processos Inovadores, é professor de Design de Interiores na Universidade Provincial de Córdoba desde 2005 e no Laboratório de Dispositivos para Espaço Público da Universidade Nacional de Córdoba há dois anos. Já Agustín Barrionuevo começa sua atuação na Escola Massana, em Barcelona, a partir de 2002. Especialista em Design de Móveis, teve seus estudos focados no desenvolvimento de equipamentos. É professor de Design Industrial desde 2009 também atua no Laboratório de Dispositivos para Espaço Público da Universidade Nacional de Córdoba.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: