de de

2º Etapa, Seleção,

O Salão Design vem sendo realizado pelo Sindmóveis Bento Gonçalves desde 1988, como forma de agregar valor ao mobiliário por meio do design. Desde seus primórdios, o Salão assumiu-se como um prêmio internacional, o que foi muito importante para o fortalecimento do polo moveleiro e para a valorização do profissional de design.

Nos últimos 10 anos, a participação estrangeira tornou-se realmente expressiva, o que reflete o amadurecimento, principalmente dos países da América, para o design. Nesse ano, temos projetos finalistas de 15 países e premiações em três modalidades: estudante, profissional e indústria. A premiação para os profissionais é de R$ 10 mil! Conheça alguns dos projetos de profissionais que podem levar esse depósito!

 

Projeto: Cadeira Smile

3153 (1)

Um quadro de metal curvado sobre pés conificados sustenta duas peças de couro natural. Essa cadeira de residencial tem desenho leve e sofisticado, e foi criada para consumidores de alta decoração minimalista.

 

Projeto: Kei

3188 (3)

Uma base leve sustenta os planos inclinados em forma de asas dessa cadeira que pode ser utilizada tanto em ambientes residenciais quando comerciais. Em metal laminado com madeira, a peça também leva couro natural.

 

Projeto: Aparador HC

3203 (1)

Em madeira maciça de manejo florestal da espécie Freijó, o aparador HC foi criado a partir de um volume suspenso apoiado em uma estrutura esbelta. Além de sua finalidade específica de guarda e apoio, a peça serve como um divisor de ambientes, uma vez que o tratamento frisado de suas faces anula a ideia de frente e fundos. As gavetas e portas são camufladas pelo ritmo dos frisos verticais.

 

Projeto: Rack Fortino

3254 (2)

O móvel foi pensado de modo a ser realizada uma construção simples e que oferecesse praticidade construtiva, de montagem e de uso. Sendo assim, uma simples caixa de madeira é transpassada por hastes de metal, que vão conferir rigidez à estrutura e formar a base do móvel. Estas mesmas hastes, ao transpor o objeto, irão cumprir também a função de divisão do rack, para ajudar a organizar e apoiar os objetos que este possa receber.

 

Projeto: Lady2

3286ok

A chaise é estruturada com costelas que são montadas e, a partir de estudos ergonômicos, dão origem a uma estrutura sugestiva de osso. O encosto, assento e dobra se cruzam, tendo três movimentos e mecanismos simples que fazem analogia do corpo de uma mulher. Os espaços ao ar livre e questões ligadas à sua resistência a intempéries pautaram a escolha dos materiais e do processo produtivo.  No processo de design, procurou-se conciliar tecnologia e materiais de baixo custo, criando um produto acessível.

 

Projeto: Cadeira Duppla

Slide 1

A cadeira Duppla foi projetada para oferecer versatilidade e bem-estar ao usuário. Suas dimensões mais largas possibilitam maior conforto, seja em situações diárias ou em momentos especiais de lazer. O principal diferencial é seu sistema que permite dobrá-la, transformando-a em uma cadeira baixa e reclinada, ideal para banho de sol, leitura e relaxamento. Produzida em madeira certificada, possui tratamento para resistir ao sol e ao tempo, podendo ser usada em ambientes externos como decks de piscina, varandas e jardins.

 

Projeto: Poltrona BR

3597 (4)

Essa poltrona para teatros e salas de concerto de alto padrão foi criada com um exclusivo mecanismo pivotante que elimina o uso de molas. Projetada para garantir maior robustez e otimização do custo final da produção, é compatível com os mais rigorosos padrões de ergonomia, funcionalidade e segurança mundiais, aliados à elegância e à sobriedade. A estrutura das poltronas BR é composta de uma única peça de chapa metálica cortada a laser e dobrada.

 

Projeto: Poltrona Hal

3645 (1)

Esse projeto foi construído sobre a observação de formas e elementos de arte e arquitetura contemporânea. O objetivo foi desenvolver uma poltrona com viabilidade de produção industrial e cuja forma harmonizasse com espaços externos de ambientes residenciais ou comerciais. O uso do aço carbono e as marcas de solda evidentes foram alguns dos elementos escolhidos para enfatizar a identidade mais rústica da peça.

 

Projeto: Gangorra Maldivas

RODRIGO SIMÃO

A gangorra é feita com reaproveitamento de pedaços de assoalho de madeiras brasileiras nobres. Tais peças são unidas por barras roscadas com porcas e arruelas, formando os assentos e encostos. O conjunto é fixado a uma base composta por 2duas molas automotivas soldadas a uma base de chapa preta com pintura automotiva fosco. A gangorra é uma proposta para mobiliário de área externa para lazer, relaxamento, exercícios de ioga, isometria ou bate-papo.

 

Projeto: Poltrona Andaime

3730 (1)

A poltrona Andaime é uma peça inspirada no sistema e estética dos andaimes utilizados na construção civil, destinada a um público que busca no mobiliário uma linguagem urbana e despojada. O desafio maior foi o de adequar o desenho do estofado ao desenho da estrutura, de modo que o resultado fosse confortável e harmônico. A fabricação é um processo desenvolvido com técnicas tradicionais de serralheria e estofaria, moldando o estofamento em espuma e linho na estrutura de ferro com pintura automotiva.

 

Projeto: Pisac

3742 (3)

A prateleira para biblioteca Pisac é uma proposta de peça versátil com acesso bilateral, que procura setorizar espaços de escritório ou kitnets. É fabricado em madeira e completamente removível para facilitar ainda mais a embalagem e montagem. Com a intenção de usar um pequeno volume de matéria-prima, o sistema é gerado a partir de módulos em “H” e pequenos armários assimétricos independentes.

 

Projeto: Espelho Redondo de Pé Chuva

3798 (2)

O Espelho Redondo de Pé Chuva faz parte da coleção de móveis com a expressão da fluidez. A madeira é trabalhada numa construção artesanal precisa e cuidadosa. O objeto representa a imagem plástica conduzida por linhas puras e contínuas. Escultural, o desenho se revela único. O espelho foi desenvolvido para o público que tenha a identificação por um design poético. A sua geometria e a leveza de seu desenho são obtidos por meio de técnicas de marcenaria tradicionais buscando a primazia dos acabamentos em madeira sucupira e os encaixes dos pés com o mesmo material.

 

Projeto: Buffet Brise-Soleil

buffet BRISE-SOLEIL_salaodesign

O buffet Brise-Soleil foi inspirado nos brises e sua beleza e expressão formal marcante. Faz uma referência às obras realizadas entre os anos de 1930 e 1960, sendo, portanto, uma breve homenagem a este elemento tão inspirador da nossa cultura arquitetônica.

 

Projeto: Cuna Clara

3931 (2)

Esse berço com trilho retrátil foi feito para colocar a criança na cama facilmente sem que ela desperte. Com o tecido translúcido, pode-se ter uma visão clara e desobstruída dentro do berço. A peça traz ainda um corrimão de material elástico, evitando choques e danos físicos à criança. É destinado a famílias de classe média que apreciam um visual moderno e sofisticado com custo acessível.

 

Projeto: D2A2

3983 (3)

A cadeira dobrável tem como principal característica a facilidade de montagem. É minimalista, dobrável, fácil de transportar e mistura materiais contemporâneos, como plástico, madeira, ferro e espuma de poliuretano.

 

Projeto: Tapete São Paulo

3238 (1)

O tapete é como uma obra de arte aos pés, com suas formas orgânicas assimétricas. Trata-se de um tapete com autor, derivado de uma pintura única em aquarela. As cores usadas na aquarela original, assim como aquelas reproduzidas nos tapetes, são inspiradas na cidade de São Paulo, sua arquitetura, sua luz e seus tons saturados pela poluição.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: