de de

Geral,

Como já contamos para vocês que os projetos vencedores do Salão Design estarão todos expostos na Casa Brasil deste ano, que acontece de 13 a 16 de agosto, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Separamos os selecionados por categorias e vamos mostrar tudo aqui, começando pelos Móveis para sala de estar e jantar. Não faltaram irreverência e materiais sustentáveis nesta categoria. Espiem só:

Feita com retalhos de aço inox e sobras de solda TIG, a Mesa Mondrian reaproveita a matéria-prima da própria indústria onde é fabricada. O objetivo do Fábio Pereira é evitar que essas substâncias sejam desperdiçadas e acabem poluindo o meio ambiente.

 

A inspiração para o projeto surgiu dos próprios resíduos utilizados, onde, segundo ele, “as linhas retilíneas eram evidentes”. Com base nestes desenhos, Fábio buscou referências onde a geometria formal prevalecesse, chegando às obras de um dos mestres desta área, o artista Piet Mondrian.

Elaborada em madeira de jequitibá, com almofadas duplas em linho e debrum em couro, a Poltrona Cavalera busca valorizar os elementos estruturais, principalmente em suas costas, onde há um espaço vazado, fazendo com que os pés passem a impressão de suporte ao encosto da poltrona, como se fossem “estacas”. A cinta de couro escuro que amarra a poltrona é presa nas almofadas com fivelas – o que originou o nome da peça, por se assemelhar a uma cela de cavalgar. “Além de proporcionar um visual alternativo e atraente, esses elementos trazem as mistura de materiais que enriquecem a peça, atraindo o olhar do consumidor”, diz Bruno Hildebrand Fausto Faucz , criador do produto.

A fabricação da peça exige mão de obra especializada, com acabamentos refinados nos detalhes e costuras das cintas e almofadas, tornando o custo do produto elevado. “Trata-se de uma poltrona que valoriza a mão de obra manual nas costuras e detalhes, mas não exige tecnologia produtiva complexa”, acrescenta ele.

O Projeto Conecta, desenvolvido por Mauricio Florêncio Dias e Leticia Andreia Lira , partiu da ideia de um produto compacto, que traga facilidades ao consumidor e seja visualmente atrativo. Com base nisso e no conceito “faça você mesmo” o Conecta propõe que o produto seja desenvolvido e montado pelo próprio usuário. Além disso, seja fácil de transportar, com formas que conectam elementos retro, modernos e que, ao longo de sua criação, agregam preocupações com as questões sustentáveis, sociais e econômicas.

Poltrona ambientada 2

 

A linha de cadeiras, poltronas e banquetas Acan é inspirada nas pirâmides escalonadas maias e suas múltiplas facetas. Os designers da em2 design,Roberto Hercowitz e Mariana Betting Ferrarezi , buscaram representá-las por meio dos vários ângulos apresentados na concha da peça, nos elementos geométricos formados no assento, encosto e travas opostas dos pés. O resultado é uma peça moderna, contemporânea e arrojada.

1678-LINHA-ACAN1

Pés em madeira, em concreto, linhas simples e traços marcantes. As mesinhas Concretistas são assim: vão do concretismo bidimensional e geométrico ao natural e primitivo da madeira, procurando trazer esse movimento para algo mais humano.

“Até no processo de construção do móvel é possível notar esse concretismo, pois os tampos em madeira são feitos em pedaços cortados geometricamente e unidos entre si, como um compasso que passa pelo papel várias vezes, em diferentes distâncias e resulta em formas iguais, porém de tamanhos diferentes”, explicam Roberto e Mariana.


Avatar
Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: