Começa hoje, no Museu Oscar Niemeyer (MON/Curitiba), a mostra “Los Carpinteros: Objeto Vital”, que traz 60 obras da dupla cubana Marco Castillo e Dagoberto Rodríguez, que, juntos, formam um dos coletivos de arte de maior visibilidade nos dias de hoje. Para esse projeto, serão expostos trabalhos produzidos com influência da arquitetura, escultura e design.
Com curadoria de Rodolfo de Athayde, a exposição ocupará duas salas do MON, com desenhos, aquarelas, esculturas, instalações e vídeos. O público poderá acompanhar todas as fases do coletivo, desde a década de 1990 até obras inéditas, feitas especialmente para a exposição no Brasil, a partir de ideias e desenhos anteriores.
“Los Carpinteros” já expuseram em alguns dos maiores museus do mundo, como o MoMA e o Guggenheim em Nova Iorque, o Museum of Contemporary Art em Los Angeles e a TATE Gallery, em Londres. Já passaram também pelo México, Japão, França, Suíça, entre outros países. A dupla que hoje compõe “Los Carpinteros” vive e trabalha entre a capital cubana e Madri, na Espanha.
A mostra “Los Carpinteros: Objeto Vital” fica em cartaz até o dia 3 de dezembro e a visitação pode ser feita de terça a domingo das 10h às 18h. Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca todos os dias.
A mostra será apresentada em três blocos:
![For sale (o Se Vende Tierra de Cuba) [1996]](https://www.salaodesign.com.br/wp-content/uploads/2020/08/For-sale-o-Se-Vende-Tierra-de-Cuba-1996.jpg)
Objeto de Ofício – Segmento dedicado ao primeiro período, determinado pela manufatura artesanal de objetos inspirados pelas vivências do cotidiano e o uso intensivo da aquarela como parte do processo de visualização da ideia inicial da obra. Os trabalhos são fruto da intensa troca criativa ocorrida durante o período da formação dos artistas, no Instituto Superior de Arte em Havana. Naturalmente, também refletem o contexto cubano dos anos 1990, em franca crise econômica.

Objeto Possuído – Apresenta o momento em que o trabalho de “Los Carpinteros” começa a ganhar representatividade em importantes coleções no mundo com obras que, para além das problemáticas especificamente cubanas, falam de questões existenciais universais.

Espaço-Objeto – Neste núcleo é dedicada atenção especial à arquitetura e às estruturas, temáticas constantes na obra dos artistas, que reiteradamente selecionam referências do entorno urbano para subvertê-las, ao alterar contexto e funcionalidade. Esse diálogo, característico do trabalho de “Los Carpinteros”, permeia toda a exposição e terá neste segmento um espaço reservado.
Serviço
Exposição “Los Carpinteros – Objeto Vital”
Abertura: 22 de agosto, terça, às 19h – entrada gratuita
Visitação: 23 de agosto a 3 de dezembro de 2017
Terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada)
Dias e horários especiais
Toda quarta gratuita com programação especial: 10h às 18h
Primeira quinta do mês: horário estendido até as 20h, gratuito após as 18h.
Programação especial todos os domingos
Museu Oscar Niemeyer
museuoscarniemeyer.org.br