de de

2º Etapa, Geral,

Os finalistas do Prêmio Salão Design desembarcam em Bento Gonçalves na semana que vem, mas, antes disso, queremos te mostrar alguns projetos de iluminação finalistas pra iluminar essa semana! 😀

Modalidade Profissional

Luminária UM

luminaria UM

Inspirada na arte minimalista, Um resume-se à relação entre dois elementos geométricos básicos. Composta por um perfil em led fixo e uma base giratória na parede, permite a interação do usuário e propõe diferentes posições de luz. Produzida em alumínio, proporciona uma luz indireta e exerce também a função de elemento decorativo na composição do espaço. Design imponente e alongado para luminária de parede, destacando sua função como elemento decorativo.

 

Modalidade Profissional

Luminária Grulla

grulla

Simples, linear e honesta, a linha Grulla – ou guindaste em português – é inspirada em um pássaro em repouso. É uma luminária de pé, que gera luz indireta e tem como diferencial suas linhas esbeltas geradas a partir de métodos artesanais e materiais nobres. É feita em carpintaria e ferraria tradicionais.

 

Modalidade Profissional

Luminária Sincera

sincera

É uma luminária que leva consigo a brasilidade cultural nordestina na representação formal e material. Sua inspiração partiu do artefato conhecido como sino, sincero ou chocalho de boi, instrumento que auxilia o agricultor para identificar a localização do animal através do som em meio aos obstáculos visuais da natureza. Seu design contemporâneo e distinto, com variações cromáticas e materiais aplicados, permite sua adequação a diversos tipos de ambientes. A cúpula preserva o formato do tronco de cone, que é confeccionado em cerâmica com cores neutras na superfície externa. No entanto, a superfície interna possui a aplicação da cor bronze que simula o metal dos chocalhos e reflete a luz da lâmpada para ampliar sua luminosidade. A cinta de couro na cor natural abraça a alça e camufla a fiação da luminária, proporcionando um sistema de regulagem de altura simplificado e intuitivo.

 

Modalidade Profissional

Candeeiro

Candeeiro

A luminária “Candeeiro” é uma homenagem às lamparinas de mesa que eram utilizadas para iluminação noturna na residências do interior do nordeste, principalmente nas áreas rurais. Eram confeccionadas em zinco, em um processo artesanal de moldagem através de ferramentas manuais. Candeeiro trata-se de uma releitura através da similaridade formal do corpo da luminária em formato cônico e da lâmpada em alusão à chama da lamparina semelhante ao que ocorre nos candeeiros. Uma luminária versátil, que possibilita a sua utilização de duas maneiras: luminária de mesa ou pendente, através de um ajuste bastante simples e intuitivo na configuração do produto.

 

Modalidade Profissional

Luminária de Teto

luminaria de teto

A partir do acrílico, busca-se moldar a luz para construir um objeto quase que etério. Explora novos materiais para compor novas formas, como acrílico 3form, latão e led.

 

Modalidade Profissional

Luminária Grampo

grampo

A luminária grampo foi criada a partir de três princípios: versatilidade de uso, baixo consumo de matéria-prima e uso da tornearia em madeira maciça. O resultado foi uma luminária com desenho lúdico, funcional e uma composição com movimento e harmonia entre formas e mistura de materiais. Promovendo um design contemporâneo e com muita personalidade, atinge um público de todas as idades. O lúdico é evidenciado pela fixação, por meio de um grampo em madeira, que remete ao trabalho manual e permite sua fixação em qualquer superfície de até 5cm. A versatilidade é reforçada pela articulação do copo de luz com inclinação de 70º e giro de 350º.

 

Modalidade Profissional

Luminária Focus

focus

Focus é uma luminária de mesa projetada para uso em mesas de trabalho ou grandes áreas. Apesar da estrutura metálica, destina-se a ser um objeto leve e estável, permitindo para o usuário movê-lo com facilidade. Seu foco central com rotação de 360 ° oferece luz onde ela é mais necessária. Quis, assim, criar um dispositivo elétrico para necessidades diferentes, como uma iluminação espaço, seja focal ou ambiental.

 

Modalidade Estudante

Luminária Lampião

lampiao

A luminária lampião foi inspirada nos primeiros lampiões que eram levados de um lado para o outro, feitos de latão e utilizavam querosene para a queima. Buscou-se, no projeto, manter sua principal característica: a versatilidade. Permite três opções de uso: iluminação de ambiente (fixa em sua base); iluminação de caminhos (através de suas baterias); iluminação de trabalho (inclinada gerando boa luminosidade para tarefas como leitura).

 

Modalidade Estudante

Warp

warp

O projeto nasce da experimentação em que um cilindro é submetido ao impulso de forças externas para um determinado período de tempo. Essas forças irão fazer com que o volume se deforme e dessa pesquisa nasce uma família de produtos. O diferencial, nesse caso, está relacionado ao processo de design. A tensão e pressão para deformar o objeto foram controladas digitalmente, num processo tecnológico que coexiste com a oficina artesanal de cerâmica que enriquece o produto final.

 

Modalidade Estudante

Luminária Valentina

valentina

Lâmpada inovadora desde a sua criação, com reduzidos componentes atingindo uma luminária nova e atraente. Feita em madeira e lâmina de acrílico.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: