de de

2º Etapa, Notícias, Premiados,

HUM é uma linha de sofás para casas contemporâneas, batizado com a denominação indígena para o Rio Negro, que envolve e abraça diferentes cidades no interior do Uruguai, assim como o encosto curvo abraça a estrutura da peça. A linha HUM é uma das vencedoras do Prêmio Salão Design neste ano – trazendo mais uma vez ao Brasil os amigos da Muar Diseño Carolina Arias e Federico Mujica. A dupla criativa é uma das que participa há muitos anos do prêmio e que tem parcela na consolidação do polo de design uruguaio.  De 2013 para cá, eles tiveram peças finalistas em quase todas as edições do Prêmio Salão Design.

O ano de 2011 marca a virada de ambos com a criação da Muar, depois de longas carreiras em diferentes estúdios de design de Montevidéu. A pluralidade de suas formações aparece nos projetos que eles assinam. Carolina, formada em Design Industrial e Fotografia, tem interesse especial por técnicas de artesanato, detalhes e acabamentos. Ela, atualmente, leciona na Design Center School (EUC D-FaDu-UdelaR) e integra o Comitê Executivo da Casa do Design Uruguai – CDU. O design, para Carolina, é ferramenta de desenvolvimento e sustentabilidade, e faz parte de sua vida em diferentes lugares: na resolução de projetos, no ensino, no aconselhamento e consultoria para artesãos e empresários.

Quem é o arquiteto Federico?

Já Federico é um arquiteto formado pela Universidade da República (Farq-UdelaR), mas autodidata no ramo do design. Por um longo tempo ele trabalhou com os designers Lanzaro & Acle, que desenvolve projetos de design de interiores high-end. Apaixonado pela arquitetura, Federico é um desenhista, aquarelista e renderista, além de guitarrista, aptidões que o ligam à arte em diferentes pontos de contato.

Como é estúdio Muar?

Como estúdio, a Muar é membro ativo da Câmara de Design do Uruguai (CDU) e sócia da Marca País Uruguay Natural. O design contemporâneo de formas simples, cuidados estéticos, uso de materiais nobres e uma estreita ligação com a produção são as características do estúdio. Por exemplo, no caso do Sofá HUM, com sua configuração simples e elegante. O encosto, resolvido com uma estrutura de madeira curvada e aplicado, resgata o caráter e o artesanato desses materiais. É uma superfície independente tomada como um módulo: forma a chaise com o uso de um, e o sofá de 3 lugares com o uso de 2 módulos.

Como são os projetos?

O projeto em si é a releitura de uma tipologia, utilizando materiais naturais e técnicas de fabricação tradicionais. É um mobiliário contemporâneo em que certos aspectos clássicos podem ser identificados. O maior desafio foi resolver a união do encosto sem perder a leveza e independência previstos no esboço original, além de cumprir sua função de suportar o peso do usuário. A união é estruturada com peças metálicas que ficam dentro da moldura do encosto, ficando o menos visível possível. Outro desafio foi resolver o forramento de rattan em uma só peça, sem precisar cortá-lo. “Estávamos procurando um novo olhar para as poltronas de estofamento tradicionais e o uso de fibras naturais, mantendo processos e técnicas tradicionais que geram móveis quentes e duráveis”, conta Federico.

Por que os sofás HUM se destacam?

Os sofás HUM destacam-se pelo contraste entre seus elementos e sua materialidade, geralmente não combinados: materiais tradicionais e leves, como a tecelagem de fibras naturais, juntamente com o uso de veludo em estofados e madeira de faia. Uma simples proposta formal, limpa e leve, e o uso de uma paleta de cores contemporânea e personalidade.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: