Símbolo da união da cultura indígena e ribeirinha, a canoa é o principal veículo nos caminhos das águas formadas pelo encontro dos rios Negro e Solimões, nas proximidades de Manaus. Feita com apenas um tronco de árvore escavado, serve não só como meio de transporte, para buscar alimentos e comercializar produtos, mas também como meio de comunicação e de trabalho, para a caça e a pesca.
Esse ícone da cultura local é o tema da mostra “Trama Canoê”, que está em exibição no Museu A CASA do Objeto Brasileiro (av. Pedroso de Morais, 1216, bairro Pinheiros, em São Paulo) até o dia 10 de setembro. A visitação é gratuita e pode ser feita das 10h às 18h30, de terça a domingo. Ótima dica para designers que buscam inspiração em diferentes horizontes.
SAIBA DISSO
A manauense Rozana Trilha, diretora-presidente da Associação Zagaia Amazônia, responde pela curadoria do evento, com a seleção de peças concebidas por artesãos da Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN); da comunidade Indígena Nova Esperança; e dos municípios de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Maués, Rio Preto da Eva, Novo Airão e Careiro Castanho. Anteriormente, a mostra passou por uma temporada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.
Foto: divulgação