de de

2º Etapa, Seleção,

Mais uma edição da Euroluce chega ao fim em Milão no Ano Internacional da Luz proclamado pela Unesco. No Salão Design, a categoria Iluminação foi inserida em 2007 como forma de incentivar a criação de soluções para residências, escritórios, hotelaria e iluminação externa.

Conheça os finalistas dessa edição, que começam a ser entregues em Bento Gonçalves no próximo mês para a etapa final do prêmio. A combinação de lâmpadas de eficiência e baixo impacto é comum a quase todos os projetos e, em relação a materiais, observe como o concreto e a cerâmica aparecem em muitos dos finalistas.

 

Projeto: Urban

3176

A luminária de piso Urban foi pensada para ser uma peça única, fresca e sofisticada. As hastes livres em tubos de aço delineadas como galhos de árvores são a extensão da raiz, representada por uma base em concreto ou pedra que faz uma alusão a “floresta urbana” que são as cidades. Os soquetes com acabamentos diferenciados e as lâmpadas representam as folhas e flores.

 

Projeto: Luminária Anatole

3255 (2)

Trata-se de uma luminária decorativa de chão, que produz luz indireta. Seu design foi criado para produzir uma iluminação cênica, que ajude a evidenciar a própria forma da luminária. Circular, a luminária remete a um eclipse, quando acontece um jogo de luz e sombra. Essa mesma forma permite direcionar a luz para diferentes locais, conforme se gira a luminária. É feito o corpo circular da luminária em compensado. Nele, são instaladas lâmpadas LED e reator junto ao centro. As hastes do eixo central são esculpidas com técnica de marcenaria.

 

Projeto: Plafon Flex

3285 (1)

O conceito para o Plafon Flex partiu da ideia de flexibilidade, um único difusor e três luminárias com efeitos de luz diferentes. Possibilita três tipos de aplicação: a primeira é dotada de apenas o difusor em polímero que prolonga a difusão dos raios de luz por toda a extensão do teto e ambiente;  a segunda é dotada de um alojamento em torno da sua lateral que proporciona uma luz direta difusa; a terceira ocorre por meio de um alojamento colorido no seu centro côncavo, criando uma auréola de luz na extensão do teto produzindo uma luz indireta e suave, ideal para quartos.

Projeto: Track

3302 (3)

A verticalidade com recortes assimétricos e luz difusa do balizador Track, aliada à eficiência energética do led, garantem leituras cosmopolitas aos paisagismos e outras áreas externas. Foi criado para iluminar todos os caminhos, dos reais aos imaginários. A peça tem alta eficiência, baixo consumo e pouca interferência estética no ambiente. Serve tanto para espaços externos residenciais, como para áreas corporativas, comerciais e públicas.

 

Projeto: Objeto Síntese

3303 (2)

A pretensão do objeto Síntese, como o próprio nome diz, é unificar, sintetizar, compor, fundir, em um único objeto diferentes materiais, processos, funções, dando espaço a diferentes interpretações. É um produto de manipulação simples, que supre necessidades funcionais e estéticas. Partindo de apenas três peças (cúpula, ação elétrica e peça em concreto), o Objeto Síntese pode assumir a forma de abajur, pendente, porta-objetos e vaso – entre cinco versões de mesa e três versões pendente. A montagem é simples, lúdica e intuitiva.

 

Projeto: Linha Ostra, luminárias de chão e mesa

3318 (1)

Desenvolvida com forma primária e simples, as luminárias se baseiam na figura da ostra, que também possui duas partes iguais que se abrem, revelando seu interior. Quanto mais aberta uma das partes da peça, mais a luz rompe o ambiente. Uma vez totalmente aberta, ainda permite que esta metade seja movida em diferentes posições, direcionando o foco de luz. Lâmpadas de led de 3W aliam uma luz suave com baixo consumo de energia e emissão de calor e o uso de concreto polido incorpora elementos da construção civil ao design de produtos.

 

Projeto: Pendente e Arandela Thomas

3328 (2)

A inspiração para o projeto partiu da nostalgia das lanternas a óleo. Além de oferecer ludicidade, a alça do produto oferece dupla função de aplicação, arandela e pendente. O diferencial está na sua forma, lúdica e ao mesmo tempo nostálgica. A utilização da cerâmica com um design contemporâneo a sua simplicidade na fabricação e montagem.

 

Projeto: Balle

3351 (5)

Essa luminária de cerâmica foi projetada para criar ambientes aconchegantes com sua luz baixa e inclinada. O problema do fio aparente é solucionado com um revestimento de corda, que costura entre os orifícios da cerâmica, conferindo delicadeza e um toque lúdico à luminária. Além disso, permite que ela seja suspensa e amarrada pelo próprio fio, ampliando suas possibilidades de uso. Sua superfície esmaltada em tons claros e pastel combinada com a forma esférica faz referência ao design dos anos 1960, e apresenta-se como um objeto de estilo retrô.

 

Projeto: Moon

3393

O plafon de embutir foi criado para ambientes elegantes. Em quatro diâmetros diferentes, sua delicada abertura iluminada no teto esconde a fonte de luz, podendo ser instalado em qualquer ambiente.

 

Projeto: Eva

3583 (1)

Luminária de mesa inspirada nos anos 1950 e 1960. Sua arquitetura apresenta formas geométricas puras sobrepostas. A base é feita em madeira Guatambú. Uma tela de palha cônica estende-se verticalmente, explorando as texturas e estética da época. A cúpula em acrílico mistura transparência e âmbar, fechando a forma da luminária.

 

Projeto: Wire

3626 (2)

Wire é um sistema de iluminação pública composto por postes, braços e luminárias. Seus três modelos tem aplicações distintas em rodovias, praças ou vias de trânsito, conforme a necessidade luminosa de cada espaço. Suas funções técnicas se baseiam no fluxo direto de luz, iluminando grandes áreas do trânsito motorizado. Suas funções estéticas foram criadas através da simbiose com o meio de inserção, repleto pela poluição visual criada pela fiação elétrica e cabeamentos aéreos. Desse ambiente foi criada uma forma fluída e cenográfica, adequando-se ao cenário urbano atual.

 

Projeto: Luminária Laís

3671 (3)

A Luminária Laís foi criada a partir da observação das funções de outras luminárias que estão voltadas, na sua maioria, apenas para iluminar e decorar. A peça oferece um jardim ou horta suspensa, com a finalidade de proporcionar mais espaços verdes nos ambientes internos e externos. Sua fabricação pode ser com plástico antichama ou alumínio. Na área da jardineira, terá duas opções de vasos extraíveis que é um com tampa e furos para o cultivo de espécies com hidroponia e outro para o plantio em terra, ambos de plástico.

 

Projeto: Arcos

3708 (4)

O conceito gerador desse projeto é construir uma luminária que o usuário possa definir sua forma e direção da luz. A ideia é permitir uma maior interação usuário-objeto, valorizando a experiência com o produto. A função da luminária arco é contribuir para a iluminação do ambiente, sendo, ao mesmo tempo uma peça chave na sua decoração. O objeto pode ser manipulado pra ser pendurado na parede ou colocado sobre mesas. Além disso, cada peça pode ser movimentada para direcionar a luz como o usuário preferir.

 

Projeto: Lam’Kom

3729 (2)

Esse é um projeto associativo com diferentes comunidades Qom, com o qual se gera uma cadeia de valor que permite a geração de renda mostrando, ao mesmo tempo, aspectos de sua cultura. O objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida de comunidades indígenas e capacitação de artesãos. Os cestos são feitos com folhas de palmeira trançadas e a estrutura, a partir de madeiras nativas. Essa combinação de design e artesanato resulta em um objeto único.

 

Projeto: Luminária Taioba

3890 (3)

Inspirada na elegância da forma aberta de uma taioba, um tipo de marisco, a luminária de piso tem função utilitária e decorativa. Suas proporções peculiares conferem impacto estético versátil para uso em ambientes internos. A utilização de dois espelhos convexos como material principal oferece à peça efeito decorativo singular tanto no uso diurno quanto noturno.

 


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: