de de

Desde 1988, o Prêmio Salão Design conta diferentes capítulos da história do design moveleiro. Nasceu como uma premiação ligada à feira Movelsul Brasil e ganhou independência. Essa trajetória é construída por muitos talentos – pessoas e empresas que acreditam no design como ferramenta de criatividade, inovação, competitividade e sustentabilidade.

No conteúdo a seguir, você confere detalhes sobre alguns dos personagens que marcam a história da premiação. Boa leitura!

Tina de Azevedo Moura e Lui Lo Pumo (Brasil)

“Somos arquitetas de formação e nossa experiência em arquitetura de interiores despertou nosso interesse no mobiliário residencial. Nos anos 90 iniciamos com o design para uma indústria de esquadrias de ferro com a Linha Senta Bags. Tiramos o primeiro lugar no Salão Design Movelsul, o que nos motivou para seguir nessa trajetória”, relatam.

“O Salão Design da Molvesul fez parte da nossa vida profissional e possibilitou uma rede de contatos e visibilidade na mídia. A participação em concurso de design abre e acelera caminhos para jovens talentos. Sempre que questionadas, incentivamos os jovens a se inscreverem, porque a experiência será sempre positiva. Vida longa ao Prêmio Salão Design!”, comentam Tina e Lui.

eduardo-naso

Eduardo Naso (Argentina)

Nascido em La Plata, Argentina, em 1950. Formou-se em Design Industrial em 1975 pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP). Com uma carreira de mais de 40 anos, concilia o trabalho acadêmico, profissional e institucional em design. Foi professor titular de Design Industrial na Universidade Nacional de Buenos Aires (UBA) e na UNLP até 2018. Também dirigiu o Programa de Especialização em Design de Mobiliário da Universidade de Buenos Aires (FADU).

Entre 1976 e 1992, trabalhou como designer na Eugenio Diez SA e na Buró SAIC. Lá, desenvolveu diversos sistemas de mobiliário produzidos em massa para residências, escritórios e instituições, consolidando sua expertise em design industrial.

Desde 1992, atua como profissional autônomo, prestando consultoria, projetando e fabricando produtos para grandes empresas. Hoje, é proprietário da Storage Design SRL, dedicada ao design e à produção de móveis para os mercados nacional e internacional. Seus projetos alcançaram marcas de renome internacional, como Cucina Bella, United Airlines, American Airlines, Correo Argentino, Repsol YPF, Lacoste France, Puma Latin America, Samsonite e Crocs.

Em 1996, foi convidado para ser jurado do Prêmio Salão Design, justamente na edição em que o concurso abriu as portas para participantes internacionais do Mercosul, agregando profissionais da Argentina e do Uruguai ao júri.

Em 1998, o Design Recoleta organizou a apresentação do Salão Design no Buenos Aires Design Recoleta. A exposição apresentou fotos de edições anteriores e contou com a presença de dirigentes do Sindmóveis, empresários brasileiros, designers locais, estudantes, entre outros. “O Salão Design se tornou um clássico, aguardado com grande expectativa ano após ano. Ser selecionado confere prestígio e reconhecimento, além de proporcionar a oportunidade de conectar designers e empreendedores para novos empreendimentos”, conta.

Daniel Camera (Brasil)

“O sonho de trabalhar com móveis e projetos despertou em mim aos 14 anos. Foi quando iniciei um curso de marcenaria no Senai, em Bento Gonçalves. Percebi o quanto trabalhar com projetos me fazia feliz”, lembra Daniel.

Com o tempo, ele se formou em Arquitetura e Urbanismo e fez uma Pós-graduação em Design de Móveis. Logo nasceu a Projeto 3, empresa com 31 anos de história e que já criou cerca de 10 mil produtos para mais de 100 indústrias moveleiras.

Conheceu o Prêmio Salão Design em 1992, quando trabalhava como ajudante no setor de desenvolvimento de produtos em uma empresa de móveis de Bento Gonçalves. “Consegui acompanhar o processo de criação e em seguida o processo de prototipagem de um projeto – que foi o primeiro vencedor da categoria ‘Móveis para Área de Serviço e Lazer’. Fiquei encantado. A partir dali, começamos a enviar projetos do nosso escritório a cada nova edição”, acrescenta.

Em 2002, receberam menção honrosa com a linha Facile. Em 2006, venceram o Prêmio Indústria com a linha Steel. “Este prêmio em especial, de 2006, nos impulsionou na abertura de novos caminhos, seguindo forte no design de produtos para indústria moveleira”, conta Daniel.

Ele integrou a direção do Prêmio em 2008 e foi jurado em 2025. “Conseguiu ver de perto como funciona o Salão Design e o grande prestígio que ele tem no Brasil e em vários países onde é divulgado, com participantes de muitos lugares e culturas diferentes. O Prêmio é um elo direto com a indústria e uma celebração da diversidade cultural no design”, finaliza.

SOBRE O PRÊMIO SALÃO DESIGN
Principal e mais tradicional premiação latino-americana do design de mobiliário, o Prêmio Salão Design é realizado desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) com o objetivo de aproximar designers e indústrias. Além de tornar o setor moveleiro mais competitivo, inovador e sustentável, cria uma vitrine internacional para o talento de profissionais e estudantes, possibilitando parcerias e reconhecimento no mercado.

Ao lado do Prêmio estão marcas que acreditam na importância do design como ferramenta de competitividade para indústrias moveleiras e fomento de oportunidades para profissionais e estudantes. Em 2025, conta com Patrocínio Master de Duratex e Interprint; Patrocínio Standard de Akeo e Patrocínio Especial de Renna.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: