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Geral, Premiados,

A 25ª edição do Prêmio Salão Design, realizada em 2023, teve dois projetos contemplados no Desafio da Tecnologia Embutida. Poltrona Sinuosa, assinada por Rodrigo Saldanha Erthal e Arian Rayegani – Erthal para Pangeia Lab (prêmio na modalidade profissional) e Mesas Laterais Lusa, criadas por Henrique Schreiber – Re.Selva Estúdio para Schuster Móveis e Design (menção honrosa na modalidade profissional).

Esse desafio provocou os designers a apresentarem mobiliários que utilizassem inovações tecnológicas produtivas, construtivas, comerciais e funcionais. Para conhecer um pouco mais sobre os contemplados da edição, confira o bate-papo a seguir!

Depoimento de Rodrigo Saldanha Erthal e Arian Rayegani

Erthal: Eu trabalho com design industrial há mais de 15 anos. Nesse caminho, já estive em grandes escritórios de design, agências de comunicação, fábricas e até no ramo da cenografia.

Minha paixão por mobiliário veio por causa do tempo de seu desenvolvimento: não é tão rápido e urgente como na cenografia e nem tão demorado quanto em uma ferramenta industrial, por exemplo. Para mim, é um tempo ótimo desde a pesquisa, experimentação, prototipagem e entrega. Eu consigo amar os projetos sem ter tempo de enjoar deles [risos].

É um orgulho muito grande receber a premiação. Algo que tenho buscado por algum tempo já, mas nunca com um projeto tão direcionado. A poltrona Sinuosa não foi feita exatamente para o concurso, apesar de ela ter se encaixado perfeitamente na categoria. O desenvolvimento dela veio da minha eterna busca por tecnologia e inovação, itens essenciais em tudo que eu trabalho.

A aproximação entre designers e a indústria é primordial, já que sem essa troca nada novo acontece. Conheci a Pangeia e o Arian na internet, e quando percebi a potência e as possibilidades da tecnologia corri para o Rio de Janeiro para ter uma reunião com ele. A partir daí, não larguei mais do pé dele para tirar todas as dúvidas (e foram muitas) sobre como alcançar o melhor resultado possível, prevendo as limitações que existem. Não é à toa que esse projeto é nosso, até porque sem a paciência e parceria que temos, nada disso seria possível.

 

Arian: Na verdade, sou novo na área de design de móveis. Por formação, sou engenheiro e, há três anos, quando me mudei do Canadá para o Brasil, iniciei um laboratório de design experimental chamado Pangeia Lab, com foco no design e fabricação de produtos desenvolvidos a partir de plástico reciclado, usando Impressão 3D robótica de grande formato, a primeira e única do seu tipo no Brasil atualmente.

É uma honra receber este prêmio e ser reconhecido nesta categoria, pois o nosso objetivo na Pangeia é avançar a tecnologia e a sustentabilidade na área do design e da arquitetura. Então, isso me mostra o passo que o design brasileiro está dando e as novas oportunidades disponíveis.

É muito importante ter uma relação próxima entre designers e indústria. Essa parceria com o [Rodrigo] Erthal para desenvolver a poltrona Sinuosa é uma prova disso. Trabalhamos muito de perto para entender os objetivos do projeto enquanto aproveitamos os recursos dessa tecnologia para criar algo único. Os designers precisam ter uma mente aberta para as novas tecnologias que vêm da indústria, mas também dedicar tempo para entender como adaptar seu estilo às novas tecnologias.

 

Poltrona Sinuosa – parecer do júri

“O projeto tem processo produtivo inovador, feito a partir de impressão 3D de grande formato e pequena escala, com uso de braço robótico. Importante destacar que a poltrona utiliza 100% de plástico reciclado. A poltrona foi o único produto dentre os finalistas a explorar essa abordagem. Segundo memorial do projeto, são reutilizados 70 mil copos descartáveis para a produção da peça”.

 

Depoimento de Henrique Schreiber

Sempre tive curiosidade em saber como as coisas funcionavam, e interesse em criar e me expressar através do desenho, ou com materiais que tinha a disposição. Meu avô era marceneiro, meu pai trabalhou com ele e acabou trazendo a paixão pela marcenaria até mim. Acredito que a minha conexão com o design de móveis ocorreu naturalmente a partir disso.

Sou graduado em Design de Produto e me senti em êxtase ao entrar em contato com a indústria de mobiliário, em 2012. Desde lá trabalho em contato direto com a indústria e com a marcenaria. Em 2015 concluí uma especialização em Design de Mobiliário, mesmo ano em que lancei minha primeira peça autoral para o mercado nacional (Luminária Oca, para Schuster). Em 2020 criei o estúdio RE.Selva e passei a trabalhar de maneira independente, voltado a indústrias de mobiliário.

Acredito que a conexão entre designers e indústria é vital para ambos, já que a atividade de design de produto/móveis é, essencialmente, voltada a fazer a leitura ocupar a lacuna existente entre a indústria e o público consumidor dos seus produtos. Iniciativas como o Prêmio Salão Design são fundamentais para aproximar esses dois atores, pois torna visível o quanto essa dinâmica colaborativa é capaz de gerar produtos competitivos e que, principalmente, têm capacidade de balizar o mercado e influenciar positivamente a cultura de consumo.

 

Mesas Laterais Lusa – parecer do júri

“A mesa lateral mescla o artesanal e o industrial e traz técnica eficiente de encaixe entre a cerâmica e o aço inox. O emprego de solução engenhosa de baixa tecnologia permite a fixação do tampo cerâmico esmaltado à haste de aço inox com o uso de um único parafuso, resultando em um conjunto estável. Esse recurso levou o júri à reflexão sobre o próprio conceito de tecnologia. O excelente acabamento da peça em todos os seus componentes também chama a atenção”.

 

PRÊMIO SALÃO DESIGN

Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Nesses 35 anos de história, soma mais de 16 mil projetos inscritos por participantes de 37 países. Em 2023, a premiação conta com patrocínio master de Berneck e Interprint, além do patrocínio de Akeo, Blum, Dalmóbile e Zen.


Por:

Augusto Bedin

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