de de

Geral, Premiados,

O Desafio das Experiências Positivas do Prêmio Salão Design provoca estudantes e profissionais a criarem mobiliários que utilizam o design para proporcionar experiências de bem-estar, aconchego, felicidade, realização, alegria, entre outros – ou seja – móveis que despertam sensações. Em 2023, Porfírio Valladares de Andrade foi contemplado na modalidade profissional com o Banco Taboa – além de ser premiado no Desafio da Identidade Brasileira com a Poltrona Varal.

Conheça um pouco mais sobre a relação dele com o design de móveis!

Depoimento do designer

Quando me formei, em 1980, percebi que não havia no mercado móveis adequados aos clientes que demandavam espaços planejados, com arquitetura. Estávamos mais próximos do final da Ditadura, e era um vazio em termos de leitmotiv. Não havia um ambiente receptivo para a produção de móveis projetados. Todos os grandes designers modernistas brasileiros ou saíram do país por perseguição política ou desistiram de produzir. Era um vácuo. Não havia cultura de Design. Foi aí que criei, junto com outros colegas, a Pau Brasil, uma loja com a proposta de construir moveis.

Na minha trajetória é importante recuperar que passei a minha primeira infância na emergente construção da capital do nosso país. Meu pai era engenheiro e morei num acampamento. Quando tivemos uma casa, de madeira, projetada por Lúcio Costa, era um lar provisório. Os móveis da Oca chegaram bem depois, quando meu pai resolveu construir uma casa de alvenaria. Creio que uma sensibilização nasceu aí. Prenhe de contradições, mas numa época singular da história modernista brasileira.

Me sinto muito feliz e honrado com as premiações, mas confesso que também aliviado por perceber que o olhar do Prêmio se voltou para a produção de móveis com dicção brasileira, materiais que evocam um fazer nacional. A aproximação entre designers e indústrias é muitíssimo importante porque a indústria viabiliza o design em grande escala e auxilia na distribuição.

Foto: Cerimônia de Premiação 2023

Foto: Cerimônia de Premiação 2023

 

Banco Taboa – parecer do júri

CATEGORIA 05: DESAFIO DAS EXPERIÊNCIAS POSITIVAS | PRÊMIO NA MODALIDADE PROFISSIONALBancos e cadeiras com assento de taboa são um clássico atemporal do design popular brasileiro. A planta aquática (Typha sp.), muito comum nas margens de lagoas e represas brasileiras, tem fibras resistentes. O projeto do banco coletivo Taboa traz a memória afetiva desses artefatos, valorizando a nossa herança cultural. A estrutura de eucalipto (Corimbia sp.) com acabamento em verniz é revestida por placas da fibra que reforçam a ideia original do móvel.

 

PRÊMIO SALÃO DESIGN

Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Nesses 35 anos de história, soma mais de 16 mil projetos inscritos por participantes de 37 países. Em 2023, a premiação conta com patrocínio master de Berneck e Interprint, além do patrocínio de Akeo, Blum, Dalmóbile e Zen.


Por:

Augusto Bedin

Compartilhar:

Recomendados: