de de

Avisos, Galeria, Geral, Notícias, Premiados,

Dentre os 575 projetos inscritos, 11 foram contemplados na mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário

Com 35 anos de história, o Prêmio Salão Design conquistou credibilidade internacional na área do design de mobiliário – chancelando o talento de profissionais e estudantes ao redor do planeta. Realizada desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), a mais tradicional premiação brasileira do segmento revela agora quem são os 11 projetos contemplados na sua emblemática 25ª edição. Conheça os premiados!

CATEGORIA 01: DESAFIO DOS ESPAÇOS EM TRANSFORMAÇÃO

PRÊMIO NA MODALIDADE PROFISSIONAL: GENKAN

Genkan
Design de: Joaquín Ezequiel Ordóñez
ORDÖ diseño para ORDÖ design
Buenos Aires, Argentina
Contato: joaquinordonez.design@gmail.com

Parecer do júri: “O rack para calçados Genkan é uma solução simples, versátil e funcional para o hábito difundido desde a pandemia de tirar os sapatos na entrada de casa. O sistema modular em dois tamanhos distintos permite composições horizontais e verticais, em que adultos e crianças podem tanto armazenar, como sentar para calçar seus sapatos. Tanto o material, compensado curvado, como seu processo de produção em molde, são bem simples. O forro removível facilita a manutenção e a limpeza.”

MENÇÃO HONROSA NA MODALIDADE PROFISSIONAL

 

Sofá Piazza
Design de: Carolina Starke e Andrea Zanocchi
Zanocchi & Starke para Bell\’Arte
Blumenau, SC, Brasil
Contato: studio@zanocchistarke.com

Parecer do júri: “O sofá modular Piazza apresenta uma boa solução para ambientes corporativos e residenciais. A versatilidade de uso é garantida por prateleiras avulsas de metal que apoiam os encostos e podem ser encaixadas na base em diferentes posições, permitindo a intercambialidade dos elementos (assentos e encostos). A peça traz boa escolha de cores e a linguagem das prateleiras dialoga com o desenho delgado dos pés, proporcionando um visual de leveza para um móvel fisicamente pesado.”

O Júri não elegeu premiação na Modalidade Estudante para a categoria.

 

CATEGORIA 02: DESAFIO DA IDENTIDADE BRASILEIRA 2023

PRÊMIO NA MODALIDADE PROFISSIONAL

Poltrona Varal
Design de: Porfírio Valladares de Andrade
Porfírio Valladares Arquitetura e Design
Belo Horizonte, MG, Brasil
Contato: porfiriovalladares@gmail.com

Parecer do Júri: “A estrutura tubular de aço inox soldado e polido suporta 20 mantas de tear manual. O projeto troca o estofado por um empilhamento de tapetes artesanais sem perder em conforto. Os tapetes são mantidos em devido lugar apenas por seu peso e atrito, permitindo mudar as posições quando a camada superficial está suja. Em síntese, um diálogo inteligente que se dá por oposição/contraste entre o frio e o quente, o industrial e o artesanal, o rígido e o flexível.”

MENÇÃO HONROSA NA MODALIDADE PROFISSIONAL

Cadeira Enxada (Versão especial couro de Pirarucu)
Design de: Pedro Monteiro Luna
MOLU por Pedro Luna para MOLU Design a cadeira + Empório Beraldin o revestimento
São Paulo, SP, Brasil
Contato: contato@moludesign.com.br

Parecer do Júri: “A peça une pés feitos com cabos de enxada de madeira roxinho (Peltogyne sp.) e assento em chapa de aço carbono cortado a laser, dobrado e soldado, unidos de forma análoga à ferramenta. A geometria do assento em cinco planos proporciona uma boa ergonomia. Na versão premiada, o metal é revestido com o uso incomum de couro de pirarucu, curtido e tingido em métodos não poluentes. O conceito e o processo projetual foram muito bem apresentados pelo designer no memorial descritivo. O roxinho é bastante usado em ferramentas por sua dureza e resistência. A precisão, a simplicidade e a surpresa do projeto saltam aos olhos.”

PRÊMIO NA MODALIDADE ESTUDANTE

Cadeira Caravella
Design de: Gustavo Mateus de Oliveira
Araucária, PR, Brasil
Contato: gusmateus1@gmail.com

Parecer do júri: “O sistema construtivo proposto, cujas cordas tensionadas sustentam o encosto na posição correta, surpreende pelo conforto e pela solução de baixa tecnologia. O móvel tem o encosto dobrável que facilita o armazenamento e a circulação.”

CATEGORIA 03: DESAFIO DO USO DE PAINEL

PRÊMIO NA MODALIDADE PROFISSIONAL

Painel Yogo
Design de: Rosana Simões Pires e Fernando Diehl
O Criativo Estúdio de MKT
Curitiba, PR, Brasil
Contato: ro.ocriativo@gmail.com

Parecer do Júri: “O painel Yogo usa chapas de MDF 25 mm, suportes e acessórios de chapas de aço com pintura epóxi e rodízios elaborados com sobras de chapas da indústria moveleira. A peça é autoportante, proporcionando muita funcionalidade no seu uso tipo flip-chart. É fácil de montar, desmontar, armazenar e transportar entre ambientes em escolas e empresas. Seu visual lúdico foge da tipologia habitual, quebrando a rigidez de espaços corporativos e afins.”

O Júri não elegeu premiação na Modalidade Estudante para a categoria.

 

CATEGORIA 04: DESAFIO DA TECNOLOGIA EMBUTIDA

PRÊMIO NA MODALIDADE PROFISSIONAL

Poltrona Sinuosa
Design de: Rodrigo Saldanha Erthal e Arian Rayegani
Erthal para Pangeia Lab
São Paulo, SP, Brasil
Contato: roderthal82@gmail.com

Parecer do júri: “O projeto tem processo produtivo inovador, feito a partir de impressão 3D de grande formato e pequena escala, com uso de braço robótico. Importante destacar que a poltrona utiliza 100% de plástico reciclado. A poltrona foi o único produto dentre os finalistas a explorar essa abordagem. Segundo memorial do projeto, são reutilizados 70 mil copos descartáveis para a produção da peça.”

MENÇÃO HONROSA NA MODALIDADE PROFISSIONAL

 

Mesas Laterais Lusa
Design de: Henrique Schreiber
Re.Selva Estúdio para Schuster Móveis e Design
Florianópolis, SC, Brasil
Contato: henrique.schreiber@gmail.com

Parecer do júri: “A mesa lateral mescla o artesanal e o industrial e traz técnica eficiente de encaixe entre a cerâmica e o aço inox. O emprego de solução engenhosa de baixa tecnologia permite a fixação do tampo cerâmico esmaltado à haste de aço inox com o uso de um único parafuso, resultando em um conjunto estável. Esse recurso levou o júri à reflexão sobre o próprio conceito de tecnologia. O excelente acabamento da peça em todos os seus componentes também chama a atenção.”

O Júri não elegeu premiação na Modalidade Estudante para a categoria.

 

CATEGORIA 05: DESAFIO DAS EXPERIÊNCIAS POSITIVAS

PRÊMIO NA MODALIDADE PROFISSIONAL

Banco Taboa
Design de: Porfírio Valladares de Andrade
Porfírio Valladares Arquitetura e Design
Belo Horizonte, MG, Brasil
Contato: porfiriovalladares@gmail.com

Parecer júri: “Bancos e cadeiras com assento de taboa são um clássico atemporal do design popular brasileiro. A planta aquática (Typha sp.), muito comum nas margens de lagoas e represas brasileiras, tem fibras resistentes. O projeto do banco coletivo Taboa traz a memória afetiva desses artefatos, valorizando a nossa herança cultural. A estrutura de eucalipto (Corimbia sp.) com acabamento em verniz é revestida por placas da fibra que reforçam a ideia original do móvel.”

O Júri não elegeu premiação na Modalidade Estudante para a categoria.

 

CATEGORIA PRÊMIO ESPECIAL: MADEIRAS ALTERNATIVAS

PRÊMIO NA MODALIDADE PROFISSIONAL

Cadeira Terra
Design de: Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite
Plataforma4 para Oficcina Origin
São Paulo, SP, Brasil
Contato: contato@plataforma4.com.br

Parecer júri: “A cadeira usa ripas de jequitibá-rosa (Cariniana sp.) maciço, coladas e prensadas em forma de painéis. A superfície lisa ao toque é obtida por meio de lixação manual com aplicação de camada de proteção de verniz PU e seladora. A cadeira é prática com pegas laterais que se moldam às mãos e facilitam seu deslocamento, enquanto o encosto esbelto e arredondado traz leveza e conforto ao sentar-se. A peça pode ser utilizada em vários espaços.”

CATEGORIA PRÊMIO ESPECIAL: VOTO POPULAR

PRÊMIO MODALIDADE PROFISSIONAL

Estante KIS
Design de: Ráisa Guerra e Silva
Mania de Decoração
Goiânia, GO, Brasil
Contato: raisaguerrasilva@gmail.com

 

Parecer do Prêmio: “Pela primeira vez em seus 35 anos de história, o Prêmio Salão Design contou com a participação do público. O Prêmio Voto Popular é uma distinção concedida ao projeto finalista que foi mais votado. O premiado nesta edição recebeu 12.874 dos 59.583 votos on-line.”

 

A AVALIAÇÃO

O resultado chega após duas fases de avaliações feitas por profissionais que são referência no mercado. Na primeira etapa, técnico-funcional, os 562 projetos inscritos passaram pelo olhar dos jurados Adriana Fontana (ABD – Associação Brasileira de Design de Interiores); Ana Paula Coelho (Centro Universitário Belas Artes de SP); Eduardo Nuncio (Móveis Carraro); Rodolpho Guttierrez (CBD – Centro Brasil Design) e Sidnei Schenato (Senai – RS). Desses, 228 foram aprovados e considerados finalistas, passando para a segunda etapa de avaliação estético-criativa.

Em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, entrou em cena o segundo júri para analisar presencialmente os 189 projetos entregues. Esse grupo foi formado por Adélia Borges (crítica, historiadora de design e curadora independente); Cris Bava (CasaCor); Paulo Biacchi (designer de produtos), Thaís Lauton (Casa e Jardim) e Winnie Bastian (curadora e produtora de conteúdo). Juntos, definiram nove premiados de 2023.

As distinções se completam com mais dois Prêmio Especiais, Prêmio Madeiras Alternativas e o Prêmio Voto Popular, totalizando 11 contemplados. O primeiro é uma categoria especial em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), que teve colaboração da pesquisadora associada ao Laboratório de Produtos Florestais (LPF do SFB), Vera Coradin, e o segundo contou com a participação do público, que votou em seus projetos favoritos.

No site salaodesign.com.br estão disponíveis os pareceres do júri estético-criativo sobre cada premiado, bem como seus depoimentos sobre os desafios do Prêmio Salão Design 2023. A mostra com os 11 produtos ocorrerá em um espaço exclusivo na feira Movelsul Brasil, que será realizada de 28 a 31 de agosto, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).

 

SOBRE O PRÊMIO SALÃO DESIGN

O Prêmio Salão Design é a principal e mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário. A iniciativa nasceu do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), em 1988, como indutora de inovação e ferramenta de competitividade para a indústria moveleira. Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham visibilidade, reconhecimento no mercado e possibilidades de parcerias.

Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Nesses 35 anos de história, soma mais de 16 mil projetos inscritos por participantes de 37 países. Em 2023, a premiação conta com patrocínio master de Berneck e Interprint, além do patrocínio de Akeo, Blum, Dalmóbile e Zen.

 

SOBRE O SINDMÓVEIS

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves foi criado em 1977 para representar o polo moveleiro dos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A entidade atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor. Um trabalho que não se limita à Serra, pois projetos como a feira Movelsul Brasil, o Prêmio Salão Design e o Orchestra Brasil (projeto de fomento às exportações para fornecedores da cadeia moveleira, mantido com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil) tornam o Sindmóveis relevante nacional e internacionalmente.

 

 


Por:

Augusto Bedin

Compartilhar:

Recomendados: