de de

2º Etapa, Premiados,

Arquiteto e Urbanista e marceneiro por formação, André Ferri é designer por vocação, um apaixonado pela microarquitetura e pela criação de mobiliário. Já no início da graduação, descobriu uma veia apaixonada pelo mobiliário, onde encontrou liberdade de expressão e pôde se envolver diretamente no processo de fabricação.

AF_SD16_POSTER_CRIADOME---Cópia

Ele conta que, por meio da arquitetura, descobriu formas de entender o espaço e a relação com o entorno, o que se refletiu diretamente em sua criação de mobiliário. Uma das primeiras peças de André, um criado-mudo com bandeja móvel, foi premiada no Salão Design em 2013, na modalidade Estudante. “Sem dúvida, foi um momento importante no início de carreira. Entendi que existia um interesse pelas peças que eu criava e talvez um diferencial. Os primeiros contatos com outros profissionais que já atuavam na área também foram muito importantes”, conta.

O criado ME foi, coincidentemente, escolhido para representar a participação acadêmica na campanha de comunicação das 20 edições do Prêmio Salão Design. Mas, dessa vez, André teve premiado um projeto de iluminação. A Luminária Entre e Passe surge de uma brincadeira de entrepassar peças que com frequência sobram na marcenaria. “Parti do pressuposto de algumas medidas menores e até mesmo do aproveitamento de pequenos retalhos, somado a peças em inox ou cobre que trazem sofisticação à peça e valorizam ainda mais a presença da madeira”, conta.

 

entreeeeeeee

A madeira, a propósito, é o ponto de partida na obra do jovem designer. “Considero como foco principal do meu trabalho o desenvolvimento de peças que levem a madeira como protagonista, sobretudo buscando um diálogo com outros materiais”. A Luminária de mesa Entre e Passe, por exemplo, é composta por duas peças torneadas em madeira Freijó e duas peças metálicas ,aço inox ou cobre, entrepassadas e somadas por uma iluminação embutida em LED na parte metálica. A luminária cria um ambiente irreverente e sua montagem é um convite ao usuário a reviver o momento de criação.A peça busca atingir um público que valoriza o design, sobretudo aos que interessam pelo charme de peças artesanais.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: