de de

Notícias, Premiados,

A metade da década de 1990 foi um período crucial para o setor moveleiro nacional, no que diz respeito a tecnologias, matérias-primas e aproximação com o design. A aproximação com o mercado externo e a abertura dos portos à cabotagem de empresas estrangeiras – o que ocorreu entre 1996 e 1997 – possibilitaram à indústria de móveis correr atrás de defasagem tecnológica em relação ao mercado europeu. Não bastasse isso, o mercado passou a operar com uma novidade chamada Medium Density Fiberboard, o MDF. O uso das chapas de fibras aglutinadas por uma resina sintética ajudaria a escrever toda a trajetória da indústria moveleira a partir dali.

Setor moveleiro se familiarizava com a aplicação do MDF

Ao mesmo tempo em que o setor moveleiro se familiarizava com a aplicação do MDF, no âmbito do Prêmio Salão Design, a organização decide ampliar seus esforços no sentido de divulgar novas espécies de madeira e o manejo florestal. Nascia, em 1996, o Prêmio Movelsul Ibama de Madeiras Alternativas. Essa categoria especial veio para reconhecer o uso de espécies recomendadas pelo Ibama – tema que atualmente concerne ao Instituto Florestal Brasileiro. Sob a análise de técnicos do Ministério do Meio Ambiente, concorrem a esse prêmio os produtos que valorizam a enorme diversidade de madeiras existente no país. Nos dias atuais, o regulamento do Prêmio Salão Design detalha 29 espécies consideradas muito utilizadas pelo Serviço Florestal Brasileiro e que não concorrem ao prêmio, incluindo todas as do gênero pinus e eucalipto.

O primeiro vencedor do Prêmio Madeiras Alternativas

Na época Prêmio Ibama, foi o Sofá Berço, design de Ana Luíza Cuervo Lo Pomo e Maria Cristina Azevedo Moura, as irmãs Tina e Lui. O produto inovou na época por estar capacitado a acompanhar um bebê até a idade juvenil. Quando berço, tem regulagem de altura do colchão. Depois, a estrutura se transforma em uma minicama ou sofá e as laterais que sobram se convertem em duas pequenas mesas laterais. A peça é manufaturada com as espécies Marupá e Tauari!!!

 

<< SALVE ESTA DATA: AS INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO SALÃO DESIGN 2020 VÃO DE 04 DE JUNHO A 05 DE SETEMBRO DE 2019. REGULAMENTO NO SITE www.salaodesign.com.br >>

 

 


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: