de de

DW!, Geral, Premiados,

Natural de Santa Cruz da Conceição, interior de São Paulo, Alfio Lisi é um arquiteto apaixonado pela madeira. Não é acaso a troféu Madeiras Alternativas nessa edição do Prêmio Salão Design. A Linha Pi, toda concebida em Muiracatiara Rajada, reflete a essência de sua trajetória, valorizando a utilização da madeira alternativa brasileira no design. Como premiação pelo conjunto de produtos, Alfio Lisi receberá do Serviço Florestal Brasileiro uma viagem à sede do SFB, em Brasília, que segue para uma expedição a áreas de manejo florestal na Amazônia.

A Marcenaria Artífice, atelier de Alfio Lisi em Leme (SP), cria e fabrica produtos em pequena e média escala, utilizando principalmente a madeira combinada com outra dezena de materiais. Seus produtos têm sido premiados em concursos no Brasil e exterior – somente no Prêmio Salão Design, já são três prêmios e menções honrosas. As criações de Alfio Lisi são disputadas por lojistas de decoração e estão presentes em todas as capitais do país e também em mostras e leilões no exterior.

DSC_3997

A Linha Pi é baseada na utilização racional de sarrafos e pranchas de madeira maciça que se cruzam de forma cartesiana, criando planos e ângulos estruturais em conjunto com metais, espelhos e couro, que agregam funções e graça. Alfio Lisi conta que o grande desafio e objetivo do projeto foi a simplicidade: que fosse um conjunto de objetos utilitários, originais, que agregassem funções, mas tivessem uma certa graça, um certo diferencial, um estranhamento. “Na busca por isso, pensando em planos, linhas, intersecções, vazios, cheios surgiram essas três formas. Foi um raio de inspiração que não deixa pensar em mais nada. Essas peças não poderiam ser desenhadas, são peças de execução, montagem e experimentalismos”, conta.

Justamente nesse âmbito do experimentalismo que Alfio Lisi propõe o uso de uma madeira de pouco uso no design, como a Muiracatiara Rajada. “Por que não criar essa demanda, inovando nesse aspecto e trazendo à luz essa bela e esquecida madeira Muiracatiara: uma espécie que adoro, que é linda, forte, pesada”, reflete o designer. No fim de tudo, veio o nome: considerando o quanto de matemática e geometria a linha tem agregada e visualizando sua forma, Alfio Lisi percebeu que se tratava de um PI de cabeça para baixo!


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: