de de

Inscrições, Regulamento,

A organização do Salão Design sempre indica aos participantes que consultem possíveis normatizações que recaiam sobre o projeto inscrito, sobretudo quando houver exigências de segurança. As normas técnicas definem a qualidade mínima que deve apresentada por um produto com destino ao mercado interno, com requisitos relativos também à usabilidade, dimensões, estabilidade, resistência e durabilidade.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o organismo que coordena o processo de elaboração de normas técnicas no Brasil. Em se tratando de mobiliário e componentes, existem quase 40 normas a serem observadas. Conforme a analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Senai Cetemo, Luana Bombassaro, para desenvolver um produto é necessário observar quais requisitos normativos interferem no projeto. “É pertinente observar não somente as normas do produto, mas também os requisitos para acessórios, materiais e acabamentos, quando houver”, pontua.
É importante salientar que, no caso de produtos que alcancem o mercado, empresa e designer são responsáveis pelo projeto do móvel e devem responder por qualquer desacordo do produto com os requisitos normativos ou qualquer acidente que venha a ocorrer.
Consultas sobre as normas técnicas podem ser realizadas no Senai/Cetemo de Bento Gonçalves. Entre em contato pelo e-mail luana.bombassaro@senairs.org.br

 

 


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: