de de

1º Etapa, Comissão Julgadora, Notícias,

Encerradas as inscrições para sua 20ª edição, o Prêmio Salão Design 2016 divulga a composição da comissão julgadora responsável pela avaliação e seleção dos premiados. O grupo conta com cinco profissionais do design que atuam voluntariamente a serviço do prêmio, realizado há 27 anos pelo Sindmóveis. As estreias ficam por conta dos designers Angela Carvalho, Gustavo Bertolini e Paulo Biacchi. Permanecem no grupo os paranaenses Glaucia Binda e Ivens Fontoura.

O Prêmio Salão Design será avaliado pela comissão julgadora em duas etapas. Na primeira, os jurados avaliam projetos gráficos inscritos. A divulgação dos finalistas será dia 16 de novembro e, então, os selecionados devem enviar para apreciação os produtos ou protótipos em tamanho real. Os critérios de avaliação incluem a fidelidade do produto em relação ao projeto apresentado, além de forma e função, grau de inovação, qualidade, segurança e impacto ambiental.

Com patrocínio de Berneck, o Prêmio Salão Design distribuirá R$ 205 mil em prêmios nas modalidades estudante, profissional e indústria. São sete categorias: Móveis para Dormitório; Móveis para Sala de Estar e Jantar; Móveis para Cozinha, Área de Serviço e Banheiro; Móveis para Área Externa; Móveis para Escritório e Home-Office (incluindo mobiliário para espaços comerciais e públicos); Acessórios Domésticos; e Iluminação.

A divulgação dos vencedores ocorre em fevereiro. Nessa edição, os premiados e outros finalistas participam de duas mostras: em março, durante a Movelsul Brasil 2016, e em agosto, na High Design – Home&Office Expo, feira que será o carro-chefe do São Paulo Design Weekend a partir do ano que vem.

Saiba mais sobre os jurados

angela-carvalho

Angela Carvalho (Rio de Janeiro) – Designer formada em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro (1977), com especialização em design pela Scuola Politécnica de Design de Milão (1972/74). Estudou e trabalhou na Europa durante 12 anos, seis dos quais passados na Alemanha. Participou de inúmeros júris no Brasil e no exterior, tendo sido a primeira mulher sul-americana a participar por quatro vezes como jurada do Prêmio IF Design da Feira de Hannover, na Alemanha. Conferencista internacional e consultora na área de Design Estratégico. Escreve artigos sobre design, tendência e comportamento de consumo. Conceitua e dirige projetos que integram os conceitos do design com o artesanato e que priorizam o desenvolvimento humano e social.  

 

glaucia-binda

 

 

 

 

 

 

 

Glaucia Binda (Paraná) – Administradora e designer, é pós-graduada em Marketing Design de Móveis e Design Emocional. Atua no mercado moveleiro há mais de 17 anos. Desde 2002, trabalha na empresa Impress Decor Brasil, onde ocupa o cargo de Gerente de Design e Produtos. É palestrante em eventos nacionais e internacionais de design, onde fala sobre Macrotendências, Design de Superfície e Design Emocional.

DSC_6842

 

 

 

 

 

 

 

Gustavo Bertolini (Rio Grande do Sul) – Arquiteto com formação em Design pela Domus Academy, de Milão, e pela University of Wales, já foi diretor do Prêmio Salão Design e jurado em diferentes premiações no Brasil, Argentina e Uruguai. Atualmente, atua na indústria.

ivens-fontoura

 

 

 

 

 

 

 

Ivens Fontoura (Paraná) – Designer, museógrafo e crítico de arte e design. Como professor universitário, criou e coordenou o primeiro curso de pós-graduação em Design de Móveis do Brasil (UNOPAR, Londrina-PR). Presidiu a Associação Nacional de Designers e a Associação Latino-americana de Design. Escreve sobre Design, leciona Teoria do Design e preside a ABCD – Associação Brasileira de Críticos de Design.

paulo-biacchi

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Biacchi (São Paulo) – Designer de Produtos (UFPR), possui experiência na área de projetos de produtos comerciais e residenciais. É sócio proprietário do estúdio de design Fetiche e também da marca de produtos para casa Fetiche, com a designer Carolina Armellini. Assina coleções para diversas marcas, como Tok&Stok, Florense, La Lampe, Schuster, Micasa, Schattdecor, Museu de Arte Moderna de SP, Holaria entre outras. Premiado pelo Museu da Casa Brasileira, If Awards (Alemanha) , Masisa, Casa Brasil e Movelsul. Participou de exposições na Inglaterra, Bélgica, Itália, EUA e Holanda. Com o estúdio hoje sediado em SP, assina projetos em parceria com o escritório de Marcelo Rosenbaum para clientes como L’Occitane, Masisa, Tidelli, Maq , Branco e Oppa.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: