de de

1º Etapa, Seleção,

Que tal revolucionar seu modo de cozinhar com esses projetos finalistas do Salão Design 2016? Para o forno ou fogão, os designers dessa categoria trazem soluções formais e ergonômicas aos apreciadores da arte de cozinhar. Vários deles foram projetados especialmente para usuários com deficiências nos movimentos. Aprecie essas ideias:

 

Modalidade: Estudante

Projeto: Robusta

 4320 (4)

Robusta é uma cafeteira que evidencia a experiência que significa preparar café num processo artesanal de filtragem. Robusta, tem a forma de um cilindro vertical e se divide em três partes: tapa superior, porta filtro e copo. É feito com materiais nobres como a cerâmica e a madeira.

Modalidade: Estudante

Projeto: Adapt Sabores do Mediterrâneo

 4619 (3)

Uma panela para forno, fogão, micro-ondas e geladeira. Fácil limpeza e resistente a choque térmico. A tampa evita vazamento de líquidos.

Modalidade: Profissional

Projeto: p.li

 4141 (1)

Esse prato traz desenhos complexos e que dão uma impressão de serem 3D, criando uma aparente volumetria para um objeto quase plano como um prato. Este desenho foi desenvolvido através do software “Rhinoceros” e de seu plug in paramétrico “Grasshopper”. O desenho é formado por linhas concêntricas (grid radial) e pontos que atraem ou repelem estas linhas. A mudança de lugar destes pontos gera uma alteração em todo o desenho.

Modalidade: Profissional

Projeto: Eat Clip – Talher assistivo com clipe

 4332 (1)

Toda ferramenta deve ser uma extensão do corpo de seu usuário e este projeto se propõe a isso, se valendo de ergonomia e estética. Em sua grande maioria, os produtos designados para este público, quando não são importados, são adaptações anteriormente designadas para outras finalidades, sem muitos critérios de design e ergonomia. A peça torna o simples ato de fazer uma refeição o mais natural, seguro e elegante possível para um usuário com alguma deficiência ou debilidade manual.

Modalidade: Profissional

Projeto: Alexis

 4350 (2)

É um jogo de utensílios para cozinha que visa a segurança e bem-estar de seus usuários. As pegas foram projetadas de forma mais ergonômica, trazendo facilidade no transporte dos utensílios de uma superfície para outra, no momento de manipulação sobre o fogão, ou quando há necessidade de virar o recipiente para retirar o alimento. O intuito do projeto é auxiliar os portadores de artrite reumatoide, com limitações nos membros superiores, em relação ao peso e transporte dos utensílios. O projeto prolonga a independência na utilização de alguns utensílios do momento de preparo dos alimentos, como por exemplo panelas e assadeiras, mas também pode ser utilizada por pessoas que não tenham nenhuma deficiência específica.

Modalidade: Profissional

Projeto: IP Knife

i.p_imagem_3_4485_3955

A faca IP, abreviação de Idade da Pedra, remetem à era paleolítica, dois mil anos antes de Cristo. Inspirado na tradução formal dos artefatos de pedra lascada, possui design diferenciado, moderno e minimalista. A lâmina e o cabo se integram por meio material e estético. Feita em cerâmica de tecnologia avançada nas cores preta e branca, oferece alta precisão no corte, podendo ser usada para descascar, cortar, decorar, filetar.

Modalidade: Profissional

Projeto: Fruteira Marítima

4680 (2)

Como uma folha: leve e macia. Orgânica como as frutas que ela comporta e como um fluido – em constante movimento. A fruteira Marítima foi projetada digitalmente para ser cortada diretamente por uma fresa de comando numérico computadorizada (CNC – Computer Numeric Control). A fabricação das peças e sua montagem se dão de maneira simples e extremamente rápida sem necessidade de nenhum corte manual. É feita de laminado de madeira com DOF (Documento origem florestal instituído pelo Ministério do Meio Ambiente e controlado pelo Ibama).

Modalidade: Profissional

Projeto: Rock’n Bowl

 4809

É uma linha de produtos feita em crochê com cabos de guitarra. Cada peça é finalizada com um plug de som metálico e cada produto é único, acabado com amarrações únicas. Pode ser usado como revisteiro, fruteira e porta-trecos. Tem como público-alvo os apreciadores de música e pessoas que se preocupam em ter produtos com história para contar.

Modalidade: Profissional

Projeto: Conjunto Estima

4813 (3)

A consciência do consumo de alimentos saudáveis está crescendo. A partir de um olhar atento para a gama de produtos de cozinha, identificou-se uma oportunidade para introduzir um novo produto para cozinhar a vapor. O conjunto Estima é um produto prático com uma identidade forte e oferece recursos que o diferenciam de outros produtos existentes no mercado e tornam a experiência de uso única. Uma vez que a refeição está cozida, a tampa de Estima recebe uma função adicional. Ao ser colocada de cabeça para baixo sobre o tampo da cozinha, funciona como uma bandeja para a cesta vapor para evitar gotejamento. Também vem com uma espátula que é acomodada entre as hastes da alça da tampa. Feito em silicone líquido.

Modalidade: Profissional

Projeto: Conjunto Matriona

 imagem_2_4822_5283

Conjunto de panelas inspirado nas bonecas russas Matrioska. A tradução da inspiração foi traduzida em três panelas de tamanhos diferentes que se encaixam entre si. São panelas de três, dois e um litro com corpo de ferro fundido e interior de esmalte de porcelana. A tampa é de madeira apropriada para o uso. Atemporal e minimalista, o conjunto transmite robustez e simplicidade.

Modalidade: Indústria

Projeto: Forno Elétrico Liva EO

 4614 (6)

Sofisticação, tecnologia e design são aspectos desse projeto. É um produto de entrada com estética Premium. Diferencia-se pela escolha dos acabamentos, acessórios e componentes, apresentando uma nova visão para produtos de baixo custo. É compacto e não precisa ser embutido. O painel intuitivo é fácil de usar.

Modalidade: Indústria

Projeto: Purificador de Água Sensia

 4627 (1)

Oferece ao usuário a tecnologia de sensor, que interpreta a necessidade do usuário e se aciona automaticamente sem uso dos botões. Essa tecnologia provém do processo de design centrado no usuário, visando oferecer conveniência e inovação a um preço acessível. É intuitivo e pode ser usado com apenas uma das mãos.

Modalidade: Indústria

Projeto: Nona

 4672 (1)

Tecnologias relacionadas à gastronomia projetam tendências que colocam a cozinha no coração das novas residências. A Nona chegou para revolucionar este espaço. Funcional, é uma assadeira multiuso, inovadora e prática. É um acessório diferenciado para uso em fogões a gás e a lenha. Foi projetada em alumínio injetado com revestimento interno e externo em Politetrafluoretileno (PTFE) em cores, conhecido pela marca comercial Teflon. Moderna, eficiente, conta com um visor de vidro vitrocerâmico permitindo acompanhar o preparo dos alimentos.

Modalidade: Indústria

Projeto: Chef 8

4727 (6)

A cutelaria artesanal é extremamente carente de Design, se limitando a pequenas variações de modelos tradicionais. A CHEF 8 recebeu intervenções de design em diversos âmbitos como, estética, ergonomia, materiais, e redução de impacto ambiental. Contraste entre rústico e moderno evidenciado pela produção artesanal com desenho contemporâneo. O produto quebra os paradigmas de que todo produto artesanal precisa ter visual clássico e que o design se limita ao universo industrial de alta escala. A lâmina de 8 polegadas é conhecida pela alta versatilidade na culinária, permite diversas técnicas de corte e preparo de legumes a carnes. Os materiais e processos garantem um fio excelente e durável.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: