de de

Comissão Julgadora, Geral, Notícias,

DEPOIMENTO DOS JURADOS QUANTO À NÃO PREMIAÇÃO DE ALGUMAS CATEGORIAS DO CONCURSO SALÃO DESIGN CASA BRASIL

Como jurados do Salão Design sempre aguardamos com certa curiosidade a chegada dos projetos dos estudantes que, a nosso ver, são os mais ousados, livres e inovadores.

Sabemos também que enviar um protótipo funcional requer um grande esforço e um investimento alto para os estudantes. Portanto, queremos parabenizar todos os participantes selecionados que conseguiram enviar seu produto para a segunda etapa do concurso.

A decisão do júri em não premiar algumas categorias deve-se a alguns fatores:

1. Dos 39 selecionados na modalidade estudantes, 23 enviaram o protótipo.

CategoriasProdutos SelecionadosProdutos Recebidos
Acessórios domésticos96
Eletros Eletrônicos95
Iluminação21
Moveis novos projetos1811

2. Dos produtos enviados para a segunda etapa, alguns projetos interessantes apresentaram alguns problemas sérios que prejudicaram os mesmos, como falhas na apresentação e dimensionamento.

Como jurados, tivemos também a enorme frustração em não premiar todas as categorias, a despeito do grande número de participantes. Infelizmente, apesar de aproximadamente 1000 trabalhos inscritos, certas categorias não apresentaram projetos com a qualidade e o grau de inovação suficientemente elevados para merecer o prêmio.

Neste caso, o júri concordou que seria melhor não premiar algumas categorias. Uma pena sem dúvida. Mas pior que isso seria um Concurso desta envergadura premiar o comum, o já visto. Aí sim, estaríamos desqualificando o Prêmio e desmerecendo aqueles premiados de outras categorias que apresentaram bons trabalhos.

Os organizadores do Salão Design convidam profissionais de competência reconhecida nacional e internacionalmente e que lidam nas suas rotinas justamente com a avaliação de projetos, seja para comercialização, produção ou publicação, então premiar um projeto por exclusão, seria injusto e uma ofensa aos vencedores das outras categorias, que demonstraram esforço, interesse e excelência projetual.

Acreditamos que é por meio deste rigor que se consegue elevar o nível, não só do concurso como também do design latino americano.

Portanto, que esse fato seja uma forma de dar ao prêmio a sua seriedade e confiabilidade. Fazer com que os estudantes possam apresentar no futuro, esse laboratório de idéias, sendo isso o que o júri e o mercado esperam deles.

Comissão Julgadora

Salão Design Casa Brasil 2009


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: