de de

Para os designers de móveis, as inspirações podem vir das mais diversas origens – como viagens, ruas, natureza, literatura, músicas, filmes, estudos de mercado e tantas outras fontes de insights. Pensando nisso, selecionamos 10 eventos de design nacionais e internacionais que vão ocorrer em 2023 e podem auxiliar no processo criativo. Confira a lista e agende-se!

MAISON ET OBJET

Logo, logo ocorrerá mais uma edição da tradicional feira francesa Maison&Objet. De 19 a 23 de janeiro, em Paris, vai ocupar 14 distritos, apresentar 38 conferências e reunir 700 marcas – além de eventos digitais. O prazo está muito em cima para você? Então programe-se com antecedência para a segunda edição: de 7 a 11 de setembro.

Visite maison-objet.com para mais informações.

STOCKHOLM DESIGN WEEK + STOCKHOLM FURNITURE FAIR

A capital da Suécia, Estocolmo, terá dois eventos paralelos em fevereiro. Entre os dias 6 e 12, a Semana de Design de Estocolmo (Stockholm Design Week) promete atrair arquitetos, designers e demais profissionais do universo criativo. Entre as novidades deste ano está o projeto “City Activations”, que fará visitas a estúdios, construções e residências – ótima iniciativa para fomentar ideias.

Já de 7 a 11 de fevereiro, acontece a Feira de Móveis de Estocolmo (Stockholm Furniture Fair), focada no design escandinavo. A organização anuncia que o evento reunirá atrativos de design tanto de mobiliário quanto de iluminação.

Quer saber mais? Acesse stockholmdesignweek.com e stockholmfurniturefair.se.

DW! SEMANA DE DESIGN DE SÃO PAULO

O primeiro evento brasileiro a compor nossa lista é a DW! Semana de Design de São Paulo, que neste ano ocorre de 11 a 19 de março, no principal centro urbano do país. Lojas, galerias, estúdios, museus, shoppings, instituições de ensino, ateliês e muitos outros locais de SP abrem as portas para receber ações como exposições, instalações, palestras, talks, entre outras.

Informações adicionais no site designweekend.com.br.

EXPO REVESTIR

Inovação, design, tendências e o futuro do mercado da construção estarão em pauta na 21ª edição da Expo Revestir (14 a 17 de março, em São Paulo/SP). Serão mais de 300 expositores dos segmentos cerâmicas, mosaicos e pedras decorativas; louças e metais sanitários; laminados, madeiras e materiais vítreos e cimentícios.

Visite exporevestir.com.br para descobrir mais detalhes.

SALONE DEL MOBILE MILANO + FUORISALONE

Mais tradicional evento de design do mundo, o Salão do Móvel de Milão (iSaloni) chega à sua 61ª edição em 2023 (18 a 23 de abril). Na Fiera Milano (distrito de Rho, em Milão), ocorre a International Furnishing Accessories Exhibition; a Workplace 3.0; o S.Project e o SaloneSatellite – atrativos que chamam a atenção de visitantes. Novidade: neste ano, a Euroluce, área focada em iluminação, volta à programação do iSaloni.

Paralelamente, entre os dias 17 e 23 de abril, é possível visitar o FuoriSalone – evento com diversas programações descentralizadas em distritos próximos. São aguardados lançamentos, talks, exposições e instalações de mais de 1.000 marcas durante os sete dias.

Saiba mais: salonemilano.it e fuorisalone.it

INTERNATIONAL CONTEMPORARY FURNITURE FAIR

Em Nova Iorque, a International Contemporary Furniture Fair (ICFF) é voltada especialmente para o design de mobiliário original e sustentável nos segmentos residencial, corporativo e hospitalar. Neste ano, o evento ocorre de 21 a 23 de maio, reunindo 300 marcas de mais de 25 países. Os visitantes também podem participar de talks e outras programações para intensificar o networking.

Informações: icff.com

IMM COLOGNE

A última sugestão para o primeiro semestre é a IMM Cologne, mais importante mostra de interiores da Alemanha, que vai acontecer entre os dias 4 a 7 de junho, em Cologne. Essa edição, na primavera europeia, propõe seguir três eixos voltados aos projetos do setor: indústria, networking e design.

Curioso por mais detalhes? Confira no site imm-cologne.com.

MOVELSUL BRASIL + FIMMA BRASIL

Abrindo a agenda de eventos de design no segundo semestre de 2023, o grande destaque é a segunda edição conjunta das feiras Movelsul e Fimma – principal evento de negócios da América Latina voltado para a cadeia de madeira e móveis. De 28 a 31 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), as feiras vão reunir cerca de 500 marcas dos mais diversos segmentos ligados ao setor – oportunizando negócios, parcerias, inspirações e networking.

Vale saber: é na Movelsul que ocorre a mostra com produtos vencedores do Prêmio Salão Design, possibilitando conhecer as peças de perto e, muitas vezes, conversar diretamente com designers e jurados. Já na sua 25ª edição, a premiação está com regulamento disponível no site e as inscrições iniciam no dia 7 de fevereiro de 2023.

Acesse movelsul.com.br e fimma.com.br para conferir todas as informações sobre as feiras. E acesse salaodesign.com.br para consultar mais informações sobre o Prêmio Salão Design 2023, que neste ano conta com patrocínio master de Berneck e Interprint – além do patrocínio da Blum.

LONDON DESIGN FESTIVAL

O Festival de Design de Londres (London Design Festival), realizado desde 2003, quer celebrar a cidade como Capital Mundial do Design. A proposta é ousada, mas vale a visita para viver essa experiência. Data: de 16 a 24 de setembro.

Site oficial: londondesignfestival.com.

ATLANTA DESIGN FESTIVAL

Entre os dias 14 e 22 de outubro, a capital do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, promete atrair visitantes do mundo todo para o Festival de Design de Atlanta (Atlanta Design Festival). A proposta do evento é se posicionar como plataforma de diálogo internacional sobre o impacto econômico e social do Design. Exposições, debates, instalações, entre outros, promovem diferentes tipos de conexões durante os nove dias de evento – aproximando designers, marcas pesquisadores ONGs e entidades governamentais.

Descubra mais em atlantadesignfestival.net.

Se você gostou das nossas sugestões com eventos de design para buscar inspirações em 2023, compartilhe esse conteúdo nas redes sociais, com seus amigos e colegas de profissão!

Para saber mais sobre o Prêmio Salão Design:
Instagram @premiosalaodesign | Pinterest | Facebook premiosalaodesign


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: