de de

Geral,

2667Que tal conhecer um pouco mais sobre a história dos designers Vinícius Lopes Leite e Gabriela Tiemi Kuniyoshi, do Estúdio Ninho? A dupla foi premiada no Salão Design Movelsul Brasil 2014, com a Escrivaninha Easy. Eles ainda receberam Menção Honrosa com a Poltrona Op. Confira a entrevista!

Na opinião de vocês, qual a importância do Salão Design para profissionais da área?

Gabriela Kuniyoshi:  Para o profissional, o Salão Design é uma grande ferramenta de divulgação e reconhecimento do trabalho autoral. Além disso, ele tem a importante função de democratizar o design não só entre o público em geral, mas também entre as indústrias, que a cada dia compreendem mais a importância do papel desse profissional para a elaboração de um produto de qualidade. O Estúdio Ninho está no mercado há dois anos e o Prêmio Salão Design foi de grande importância para nós, pois difundiu muito o nosso trabalho e nos trouxe convites para desenvolver para excelentes indústrias do setor moveleiro, além de retorno em mídia e consequentemente em vendas.

A cada ano, o concurso tem se mostrado para nós como uma premiação que tem uma organização primorosa e de grandes proporções. Um dos grandes diferenciais é que, além de expor os premiados, a feira também expõe todos os finalistas da edição.

O que vocês esperam da Movelsul Brasil deste ano?

Gabriela Kuniyoshi:  Esperamos ver produtos genuinamente brasileiros, produzidos por industrias brasileiras, desenhados por profissionais brasileiros e focados nas reais necessidades do mercado nacional. Acredito que veremos as indústrias investindo no design autoral e democrático, como diferencial competitivo.

Como vocês enxergam o design diante do mercado moveleiro atual? É perceptível o movimento de democratização do design?

Vinícius Lopes: Constantemente, nos deparamos com indústrias moveleiras que nunca trabalharam com designers, parte por falta de tradição nessa área, parte por falta de conhecimento da importância do serviço desse tipo de profissional dentro da indústria e do valor agregado do design. Além disso, as empresas brasileiras costumam importar design americano e europeu. Mas acreditamos que as mudanças vêm ocorrendo. As indústrias moveleiras do país estão aprimorando seus meios produtivos e chegando a um ponto em que a briga deixa de ser pelo preço mais barato e passa e a ser pelo diferencial dos produtos. Aí é que acabamos vendo a entrada do Design como agregador, quando a indústria começa a reconhecer a sua importância e mensurar o seu custo frente aos lucros que podem gerar. Acreditamos que o Brasil vem criando essa consciência do design e com isso o setor moveleiro tende a crescer muito nos próximos anos.

Gabriela Kuniyoshi: Esse movimento de democratização do design está cada vez mais perceptível e, como dissemos, a indústria moveleira no Brasil está entendendo a importância do design como um diferencial competitivo. Creio que um dos importantes responsáveis por essa mudança são os consumidores da classe média. Esse consumidor, que representa um percentual muito grande da população brasileira, busca um produto personalizado e com qualidade. Esse público reconhece nos produtos com design assinado não apenas a qualidade estética, mas também ergonomia e funcionalidade.

Podem nos contar um pouco sobre a história de vocês com o design e sobre outros prêmios já recebidos?

O Estúdio Ninho foi criado no início de 2012. Hoje atuamos em uma ampla gama de setores como móveis, estofados, iluminação, bens de consumo, cenografia e direção de arte, trabalhando com indústrias do Brasil e do exterior. A ideia de criar o estúdio veio da vontade que tínhamos de ter total liberdade de criação para transitar em diversas áreas e desenvolver os produtos mais variados possíveis. Além disso, tínhamos vontade de trabalhar com pesquisa e inovação, o que nos interessava muito, mas não havia espaço em outros escritórios.

Participamos de todas as edições do Salão Design desde a criação do estúdio. Logo na primeira participação, já fomos finalistas com o Aparador Fusion. O ano passado foi muito especial, pois participamos do Salão Design Casa Brasil e recebemos Menções Honrosas nas três categorias que havíamos inscrito nossos produtos (Luminária Post, Sofá Deli e Balizador Ignis). Este ano, vencemos em 1º lugar na categoria Móveis para escritório e Home-office com a Escrivaninha Easy, que será comercializada em breve na Tok&Stok. Recebemos também Menção Honrosa com a Poltrona Op, na categoria Móveis para Sala de Estar e Jantar, que está sendo produzida e comercializada pela indústria Punto Mobile.

produtos3


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: