de de

2º Etapa, Premiados,

Emilio Mendonça foi uma criança que conviveu naturalmente com o artístico e o manualmente lapidado. Passava as tardes na marcenaria do avô ou com a mãe na Escolinha de Artes. Os pais, ambos formados na Escola de Belas Artes de Curitiba, lhe proporcionaram uma infância rodeada de pincéis, tintas e lápis. Teve alguma experiência industrial, mas, em 1997, abriu o Studio EME, onde cria desde protótipos até comunicação visual e, mais recentemente, projetos de mobiliário. Foi com a banqueta Olivia, que homenageia sua caçula, que Emilio ganhou seu primeiro Prêmio Salão Design, em 2016, na categoria Móveis para Dormitório.

13 cadeira biel

Seu primeiro produto, a propósito, foi uma homenagem ao primogênito Gabriel. Pensando num cantinho para que o filho desenvolvesse suas atividades artísticas, o designer vislumbrou que produtos com esse fim não deveriam ser produzidos, embalados e vendidos prontos, mas deveriam ter um apelo lúdico, algo que o cliente pudesse concluir em casa, participando da finalização. A etapa seguinte foi a de desenvolver uma embalagem que também fizesse parte do design do produto, e não simplesmente uma caixa comprada nas casas de embalagem. Foi assim que surgiram os padrões das embalagens em papelão, sempre com desenhos dos produtos e o manual de instruções, utilizando uma linguagem simples e universal (sem o uso de textos em nenhum idioma), com peças encaixadas em embalagens desenvolvidas com facas especiais e 100% recicláveis.

20 banqueta olivia

Os objetos e móveis que levam a assinatura da Izzi Box têm como inspiração o cotidiano, a família, objetos de uso diário e pessoais. Emilio conta que seu foco de trabalho está na simplicidade e na capacidade da beleza da imperfeição. Segundo ele, mais vale a graça da imperfeição do que a perfeição sem graça. “Minhas referências são coletadas em situações de uso, como na própria casa, onde sentimos a necessidade dos nossos filhos, no caso da cadeira Biel e banqueta Olivia, premiada no Salão Design”, conta Emilio.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: