de de

Premiados,

Gabriel Barberio teve o privilégio de desenhar a coleção Diagonal durante seu período de estágio na empresa de iluminação Luxion, em Caxias do Sul (RS). O processo de criação foi muito livre, mas ele conta que desenhou a coleção sabendo o que seria viável na produção e comercialização para a empresa. Pela coleção Diagonal, ele acabou ganhando o 1º lugar na modalidade Estudante do Prêmio Salão Design 2018.

Barberio inspirou-se em linhas simples pra desenhar essa coleção. Ele queria luminárias sóbrias e uma estética com unidade, para que pudessem se adaptar em vários tipos de ambientes e que possuíssem um estilo minimalista. Os primeiros croquis tinham apenas os perfis na vertical. Porém, precisando estruturar as luminárias, surgiram as diagonais, e a partir daí a coleção tomou sua forma final. As peças também transitam pelo estilo industrial, já que as linhas fazem lembrar as formas de treliças.

Conheça mais sobre o Gabriel Paim Barberio 

Gabriel Paim Barberio nasceu em Caxias do Sul, em 1991, e é o terceiro de quatro irmãos. Sua inspiração para o design vem do cotidiano, das paisagens e das formas distintas e principalmente simples de levar a vida. Pra ele, uma peça de design pode impactar positivamente uma pessoa, seja pela sua boa funcionalidade aliada ao seu aspecto estético.

Um dos seus primeiros empregos foi em uma marcenaria, para poder aprender aquilo que sempre desejou fazer: suas próprias peças. “Mesmo que no futuro não seja eu quem as produza, entendo que é crucial participar de maneira efetiva no desenvolvimento do protótipo”, defende.

No desenvolvimento dessa linha premiada, Barberio esteve presente em todas as etapas da prototipagem, e a parte mais complexa foi o acabamento com solda, já que se trata de um trabalho manual em que foi difícil chegar a um bom acabamento nos pontos em que os perfis metálicos se encontram. “Todo o processo foi um desafio, já que foi o meu primeiro projeto a ser produzido e comercializado. Acredito que, com isso, aprendi na prática todas as etapas que envolvem a criação de produtos, e mais especificamente, de luminárias”, conta.

 


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: