de de

Geral, Notícias,

Estamos completando 30 anos de Prêmio Salão Design…é uma história e tanto a se contar e queremos dividir um breve resgate histórico com vocês!!!

Julgamento primeira etapa

O Prêmio Salão Design nasce como atração paralela da feira Movelsul Brasil, em Bento Gonçalves, em 1988. A proposta era oferecer subsídios de diferenciação para a indústria moveleira nacional. A semente desse prêmio, no entanto, foi germinada pelo menos duas décadas antes com iniciativas pioneiras de três das indústrias mais importantes da época: Pozza, Todeschini e Barzenski.

 ivens

O designer e museógrafo Ivens Fontoura conta, em seu livro Uma Visão do Design Latino-Americano, que a produção de móveis no país teve uma reviravolta com a criação das famosas cozinhas modulares coloridas por José Carlos Bornancini e Nelson Ivan Petzold. Eles também assinam o lendário jogo de talheres infantis que milhares de crianças em todo o país tiveram entre as décadas de 1980 e 1990: aqueles de metal com estampa de crianças cachorrinho.

Julgamento da primeira etapa

Outro caso exemplar no contexto da criação do Prêmio Salão Design foi a contratação de designers pela Pozza em meados dos anos 1970, rompendo o paradigma de que o móvel deveria ser concebido apenas dentro da indústria e caracterizando o conceito de consultoria em design. Por fim, essa linha do tempo tem como fato relevante a compra de uma linha completa de móveis pela Barzenski. Estava lançada a ideia de ganho de mercado para o setor moveleiro por meio do design.

IMG_1447

A ideia de um concurso de móveis assinados partiu do designer Guilherme Fontanari para o presidente da Movelsul 1988, Dorvalino Pozza, que nos anos anteriores havia experimentado o trabalho de vários designers – entendendo a importância da temática. Fontanari relembra que o design brasileiro já tinha certa profusão nos anos 1970, mas fluía apenas no eixo Rio/São Paulo. Se a Serra Gaúcha tinha uma feira de móveis em franca expansão, por que não plantar essa semente do design no contexto da Movelsul? “Como designer e consultor, eu já tinha uma carreira consolidada na época, mas o coletivo e setorial me parecia relevante naquele ambiente. Considero que, sim, o Prêmio ajudou a alavancar o design brasileiro”, avalia.

IMG_7393

Desde seus primórdios, o Prêmio Salão Design assumiu-se como um projeto internacional, mas a participação estrangeira tornou-se realmente expressiva nos últimos 10 anos. Isso reflete o amadurecimento, principalmente dos países da América Latina, para o design. Cumprindo um papel importante como incubadora de novos talentos, o prêmio chega aos 30 anos de história com o mérito de criar um ambiente de aproximação entre designers e indústrias, o que inúmeras vezes tem como resultado novos produtos com êxito no mercado.

 A próxima edição do Prêmio Salão Design já tem data de inscrições: vai ser de 04 de junho a 05 de setembro de 2019! O regulamento estará disponível em breve no site do premio: www.salaodesign.com.br.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: